A Atos anunciou uma oferta global que, segundo a empresa, visa ajudar clientes a alcançarem seus objetivos de responsabilidade social e sustentabilidade. A companhia possui um portfólio de mais de 20 serviços e soluções “Tech for Good”, abrangendo critérios de valor social e acessibilidade, bem como análise de dados e interfaces do usuário.
O primeiro segmento da nova solução remodela a gestão do ciclo de vida dos dispositivos. De acordo com dados compartilhados pela Atos, a maioria das empresas substitui os laptops dos funcionários a cada três ou quatro anos, sendo que cada novo dispositivo é responsável por emissões de mais de 300 kg de CO2e (equivalente de dióxido de carbono).
Em colaboração com uma rede global de parceiros, a Atos oferecerá aos clientes opções de substituição de laptops com menor emissão de carbono, incluindo atualização com base no desempenho e uso prolongado, recondicionamento ou remanufatura.
Leia mais: Atos inicia testes de TI para Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2024
A nova solução também inclui um conjunto de painéis de controle que permitem aos usuários finais e executivos monitorar e melhorar sua pegada de carbono no ambiente de trabalho de maneira mais eficiente.
Já o aplicativo “Atos Tech 4 Good Assistant” oferece aos funcionários feedback em tempo real sobre seu desempenho em relação a parâmetros ambientais e sociais. A Atos explica que o assistente pode recomendar ações, como remover programas desnecessários, desligar o laptop ou alterar configurações no dispositivo. A funcionalidade está disponível via Microsoft Teams ou notificações pop-up e fornece um relatório de desempenho mensal para cada usuário.
A última parte do workplace sustentável da Atos fornece dados consolidados e ações recomendadas para líderes de TI e RSE (Responsabilidade Social Corporativa). Essas orientações permitem que os líderes não apenas monitorem de perto e gerenciem a pegada de carbono de seu ambiente de trabalho, mas também melhorem o impacto do serviço em termos de valor social e acessibilidade. As recomendações são projetadas para apoiar relatórios de RSE, que estão se tornando uma tarefa cada vez mais desafiadora para empresas do mundo todo.
De acordo com a empresa, a solução “Atos Tech 4 Good Assistant” já monitora mais de 100 modelos de dispositivos, aplicativos e serviços, e oferece mais de 10 painéis de controle para rastrear métricas como realocação de dispositivos e melhor uso de energia elétrica. A solução foi co-projetada com diversos clientes da Atos para garantir que atenda às necessidades de diferentes setores e geografias antes de se expandir para mais dispositivos e serviços, à medida que a solução ganhe mais mercado em 2024.
“Estou muito empolgada com esta nova solução pois ela não só ajudará a atender as necessidades de monitoramento e relatórios de nossos clientes, como também nos apoiará a dar passos significativos para tornar a descarbonização ainda mais envolvente, capacitando funcionários a fazerem as escolhas certas para o nosso planeta”, comenta Alexa Van Den Bempt, Vice-Presidente Sênior de Plataformas de Negócios Digitais da Atos, Tech Foundations.
Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!
Cerca de um ano após lançar operações nos Estados Unidos e no Canadá, a Object…
A WSO2, empresa americana de tecnologia conhecida pelo uso de código aberto, anunciou no começo…
No IT Forum Trancoso, Guilherme Pereira, diretor de Inovação & Conteúdo e diretor do MBA…
O Governo Biden anunciou, nesta segunda-feira (6), que o programa CHIPS for America destinará cerca…
Nem só de inteligência artificial vivem os executivos de TI das empresas. Sabendo disso, o…
As tecnologias exponenciais são aquelas que demonstram rápido desenvolvimento, apresentando um potencial de transformação imenso…