Notícias

TikTok bate recorde ao alcançar receita de US$ 10 bi em gastos de consumidores

O TikTok fez história ao se tornar o primeiro aplicativo não relacionado a jogos a gerar mais de US$ 10 bilhões com gastos de consumidores. Impulsionado principalmente pela compra de moedas virtuais para presentear os criadores de conteúdo, o TikTok viu um aumento significativo em sua receita, atingindo quase US$ 4 bilhões apenas ao longo deste ano.

A empresa adicionou US$ 3,8 bilhões em gastos do consumidor ao longo de 2023, no qual entrou com mais de US$ 6,2 bilhões. Esse adicional representa um crescimento de 61% comparado ao início de 2023, superando em 15% a soma de US$ 3,3 bilhões gerados em 2022.

O feito coloca o TikTok entre os cinco aplicativos móveis mais rentáveis da história, ao lado de jogos notáveis como Candy Crush Saga, que lidera com mais de US$ 12 bilhões, e Honor of Kings (US$ 11 bilhões). Os Estados Unidos e usuários do iOS na China contribuíram consideravelmente para essa receita, representando 60% juntos do total.

Leia também: ByteDance, dona do TikTok, avança na corrida da IA generativa

O aplicativo concentra parte da sua receita em presentes virtuais para os criadores de conteúdo. Essas moedas são compradas por meio de várias transações dentro do aplicativo (IAPs), uma vez que o TikTok não oferece assinaturas. A plataforma retém 50% do valor pago pelos usuários. De acordo com dados da Data.ai Intelligence, o pacote de 1.321 moedas por US$ 19,99 foi a IAP mais popular em 2023, contribuindo significativamente para a receita total das transações dentro do aplicativo.

“O TikTok está prestes a se tornar o aplicativo móvel mais lucrativo de todos os tempos – aproximando-se da marca de US$ 15 bilhões em 2024. Os consumidores estão gastando mais de US$ 11 milhões por dia dando gorjetas aos seus criadores de conteúdo favoritos, impulsionando o TikTok além do jogo para celular mais lucrativo do mundo até hoje: o viciante e amado Candy Crush Saga”, disse Lexi Sydow, chefe de Insights da data.ai. “Os TikTokers estão preparados para passar uma semana de trabalho de 40 horas por mês no aplicativo até o final de 2024, +22% em relação a 2023”.

A data.ai prevê que os gastos dos consumidores no TikTok aumentem ainda mais em 2024, alcançando a marca de US$ 15 bilhões. Isso reflete a ascensão meteórica do aplicativo e sua crescente influência no mercado de aplicativos móveis. Com o TikTok Shop lançado recentemente, além do aumento do tempo gasto pelos usuários na plataforma, a expectativa é que o aplicativo continue a prosperar e a desafiar as fronteiras do comércio eletrônico nos próximos anos.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Recent Posts

10 cursos gratuitos da IBM no Eu Capacito

A plataforma Eu Capacito, iniciativa do Instituto Itaqui, acaba de incluir cursos gratuitos da IBM em…

8 minutos ago

ICQ sairá do ar após 28 anos

O ICQ anunciou o fim de suas atividades para o próximo dia 25 de junho.…

2 horas ago

Integrity Forum 2024: o futuro das empresas em meio a IA responsável

O Integrity Forum 2024, realizado pela Quality Digital em parceria com a Diligent trouxe à tona discussões sobre…

5 horas ago

Metade das organizações não tem programas de segurança para ambientes OT

Quase metade das organizações globais (49%) ainda não tem programas de segurança cibernética e de…

6 horas ago

Escolas públicas brasileiras estão mais conectadas, mas uso em sala patina

A qualidade das conexões de internet nas escolas públicas brasileiras avançou, mas o uso pedagógico…

7 horas ago

Não há continuidade de negócio sem uma gestão inteligente do backup

De acordo com dados da IBM, o custo médio global de uma violação de dados,…

8 horas ago