TikTok bate recorde ao alcançar receita de US$ 10 bi em gastos de consumidores

TikTok está entre os cinco aplicativos móveis mais lucrativos da história, ao lado de títulos como Candy Crush Saga e Honor of Kings

Author Photo
10:19 am - 18 de dezembro de 2023
Imagem: Shutterstock

O TikTok fez história ao se tornar o primeiro aplicativo não relacionado a jogos a gerar mais de US$ 10 bilhões com gastos de consumidores. Impulsionado principalmente pela compra de moedas virtuais para presentear os criadores de conteúdo, o TikTok viu um aumento significativo em sua receita, atingindo quase US$ 4 bilhões apenas ao longo deste ano.

A empresa adicionou US$ 3,8 bilhões em gastos do consumidor ao longo de 2023, no qual entrou com mais de US$ 6,2 bilhões. Esse adicional representa um crescimento de 61% comparado ao início de 2023, superando em 15% a soma de US$ 3,3 bilhões gerados em 2022.

O feito coloca o TikTok entre os cinco aplicativos móveis mais rentáveis da história, ao lado de jogos notáveis como Candy Crush Saga, que lidera com mais de US$ 12 bilhões, e Honor of Kings (US$ 11 bilhões). Os Estados Unidos e usuários do iOS na China contribuíram consideravelmente para essa receita, representando 60% juntos do total.

Leia também: ByteDance, dona do TikTok, avança na corrida da IA generativa

O aplicativo concentra parte da sua receita em presentes virtuais para os criadores de conteúdo. Essas moedas são compradas por meio de várias transações dentro do aplicativo (IAPs), uma vez que o TikTok não oferece assinaturas. A plataforma retém 50% do valor pago pelos usuários. De acordo com dados da Data.ai Intelligence, o pacote de 1.321 moedas por US$ 19,99 foi a IAP mais popular em 2023, contribuindo significativamente para a receita total das transações dentro do aplicativo.

“O TikTok está prestes a se tornar o aplicativo móvel mais lucrativo de todos os tempos – aproximando-se da marca de US$ 15 bilhões em 2024. Os consumidores estão gastando mais de US$ 11 milhões por dia dando gorjetas aos seus criadores de conteúdo favoritos, impulsionando o TikTok além do jogo para celular mais lucrativo do mundo até hoje: o viciante e amado Candy Crush Saga”, disse Lexi Sydow, chefe de Insights da data.ai. “Os TikTokers estão preparados para passar uma semana de trabalho de 40 horas por mês no aplicativo até o final de 2024, +22% em relação a 2023”.

A data.ai prevê que os gastos dos consumidores no TikTok aumentem ainda mais em 2024, alcançando a marca de US$ 15 bilhões. Isso reflete a ascensão meteórica do aplicativo e sua crescente influência no mercado de aplicativos móveis. Com o TikTok Shop lançado recentemente, além do aumento do tempo gasto pelos usuários na plataforma, a expectativa é que o aplicativo continue a prosperar e a desafiar as fronteiras do comércio eletrônico nos próximos anos.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Author Photo
Redação

A redação contempla textos de caráter informativo produzidos pela equipe de jornalistas do IT Forum.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.