Telefónica Vivo adota infraestrutura AWS em rede 5G no Brasil
Operadora selecionou AWS Outposts prevendo maior agilidade para o desenvolvimento e implementação de novos produtos

O Grupo Telefónica selecionou o AWS Outposts para fazer parte da infraestrutura da rede 5G nativa na nuvem, visando implementar serviços 5G autônomos no Brasil. A parceria busca otimizar a oferta da Vivo de serviços 5G a clientes brasileiros.
O AWS Outposts permite executar computação, armazenamento, banco de dados e outros serviços em ambientes on premises. Ao mesmo tempo, permite se conectar aos serviços em nuvem da AWS. A infraestrutura também prevê desenvolvimento e implementação de novos produtos com maior agilidade.
Leia mais: TIM e FS criam empresa com foco em segurança
Segundo a Telefónica, a previsão é que o core 5G da operadora no Brasil funcione em nuvem, em um ambiente híbrido entre a infraestrutura da Vivo e o AWS Outposts. O uso de serviços gerenciados nativos da AWS deve reduzir o time to market permitindo a criação de serviços de valor agregado em 5G, como fatiamento de rede e edge computing.
“Analisamos e testamos o que há de mais avançado em soluções de infraestrutura de nuvem híbrida no mercado e selecionamos a AWS por sua tecnologia de nuvem madura e confiável, além do compromisso da AWS de implementar os recursos necessários para que possamos desenvolver e operar workloads de rede. Essa parceria contribuirá para nossa estratégia de construção de um novo modelo operacional para redes nativas na nuvem”, afirma Elmo Matos, Diretor de Planejamento da Vivo.
“Esse é um grande passo para a Vivo em sua jornada de transformação digital e estamos entusiasmados por termos sido escolhidos para a implementação do seu core de rede 5G nativa na nuvem”, comenta Jan Hofmeyr, VP de Edge Cloud da AWS.