TIM e FS criam empresa com foco em segurança

Chamada de EXA Tecnologia, joint venture de proteção de dados e transações lança como primeiro produto seguro de transações via Pix

Author Photo
1:47 pm - 09 de maio de 2022
Imagem: Shutterstock

A TIM e a FS Security anunciaram a criação de uma empresa em conjunto. Chamada de EXA Tecnologia, a empresa oferecerá um portfólio de serviços digitais focado principalmente em segurança e privacidade de dados.

O primeiro produto lançado pela EXA é uma proteção ao Pix. De acordo com a SSP (Secretaria Estadual de Segurança Pública), de janeiro a julho de 2021, após a criação do Pix, houve um aumento de 39,1%, nos casos de sequestro-relâmpago em São Paulo. A solução desenvolvida pela EXA Tecnologia, segundo as empresas, oferece uma proteção securitária embarcada.

Leia mais: Vazamentos de dados biométricos custarão mais de US$ 8 bi até 2025

“Suponha que uma pessoa seja coagida a fazer um Pix e tenha o celular roubado. Se ela tiver essa solução tecnológica com o seguro, pode acessar uma página por meio de qualquer dispositivo conectado e tentar localizar o celular roubado ou mesmo preservar sua privacidade, apagando todos os dados do aparelho, como fotos, mensagens e listas de contatos. Para o valor do Pix, o serviço oferece cobertura de até R$ 2.500”, explica Carlos Landim, CEO da FS.

Na estrutura da EXA, a FS será a controladora e a TIM uma acionista minoritária. Com o acordo, a operadora conta com a expertise em segurança do parceiro para oferecer novos serviços além de telecom e vai colocar à disposição da nova empresa seus canais de distribuição para a comercialização de produtos e serviços digitais.

“Na TIM, impulsionamos modelos de negócios que nos unam a empresas que sejam referências e tenham expertise em seus mercados. Temos agora a oportunidade de trabalhar com a FS e atuar numa nova linha de negócio que gere valor real para nossos usuários por meio da monetização da base, assim fizemos com Ampli e C6”, diz Renato Ciuchini, VP New Business & Innovation da TIM Brasil.

“Não se trata apenas de inovação de produto e de serviços. Estamos falando de inovação no modelo de negócio”, diz Landim, CEO da FS. “TIM e FS, parceiras desde 2012, amadurecem a relação de mais de dez anos e passam a ser sócias da EXA”, complementa.

Para o futuro, há a disposição de que a EXA venha a ter em seu capital outros investidores.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.