Notícias

Tecnologia, habilidade e governança são lacunas para uso de IA nas empresas

Embora consumidores e empresas queiram usar mais recursos de inteligência artificial (IA), inclusive com muitos executivos tendo a tecnologia entre as prioridades estratégicas para 2021, ainda há incertezas e dúvidas que impedem a adoção mais rápida. É o que mostra um estudo da Juniper Networks com 700 tomadores de decisão de TI e que tem envolvimento direto em planos de IA e/ou machine learning em suas organizações.

De acordo com o levantamento, 95% dos entrevistados acreditam que se beneficiariam com a incorporação de IA em operações do dia a dia, produtos e serviços. No entanto, apenas 6% dos líderes C-level disseram que estão adotando soluções baseadas em IA.

Essa lacuna se deve a três granes desafios, segundo o estudo. Primeiro os modelos de IA e os conjuntos de dados usados pelas empresas. Isso porque eles exigem investimentos robustos em soluções na nuvem e preparação de dados para uso da Inteligência Artificial.

Apesar disso, mais da metade dos executivos relataram que sua empresa provavelmente coletará dados de telemetria para aprimorar a IA com foco em melhorar a experiência do usuário, bem como garantir que os dados confidenciais estejam protegidos no processo.

Outra dificuldade é a falta de capacidade da força de trabalho. Cerca de 73% das organizações dos entrevistados estão preparando e expandindo times de olho na integração com sistemas de IA.

Enquanto isso, os entrevistados relataram que sentem ser mais prioridade contratar pessoas para desenvolver recursos de IA dentro de uma organização do que treinar os usuários finais para que possam operar as ferramentas.

A governança é o terceiro fator: 67% dos entrevistados disseram que a Inteligência Artificial foi apontada como prioridade pelo time de liderança da organização para o plano estratégico. Além disso 84% concordam que o patrocínio e o envolvimento de executivos multidisciplinares são essenciais para integrar a IA com produtos e serviços. No entanto, 7% reportaram que não identificaram um líder de Inteligência Artificial em toda a empresa, que supervisione a estratégia e governança de IA.

Ainda assim, otimismo

Apesar dos desafios, o estudo mostra que as organizações que já adotaram e aproveitaram a IA estão obtendo resultados significativos, aumentando o otimismo. O levantamento revelou que TI e operações são as áreas de negócios em que as organizações estão mais utilizando IA atualmente.

A pesquisa também revela que, à medida que as organizações escalam recursos de IA e integram funcionários com as soluções, a satisfação dos usuários aumenta. Também permite que os funcionários dediquem mais tempo para se concentrarem em tarefas capazes de agregar valor e que não podiam realizar antes.

Recent Posts

IT Forum Trancoso: pessoas e tecnologia são pilares em keynote de abertura

O segundo dia do IT Forum Trancoso 2024 começou com a forte de presença de…

1 hora ago

HPE Financial Services recicla 4,2 milhões de ativos de TI em 2023

A HPE Financial Services, divisão de soluções financeiras da Hewlett Packard Enterprise, anunciou essa semana…

3 horas ago

Gartner: 63% das empresas do mundo implementaram ‘zero trust’

Em um comunicado divulgado essa semana, a consultoria de TI Gartner estima que 63% das…

4 horas ago

IT Forum Trancoso: “Brasil deve ser o novo centro do pensamento ecológico”, diz Miguel Setas, da CCR

É fundamental que organizações definam um propósito que impacte positivamente o mundo que as cercam.…

13 horas ago

Estudo usa IA e prevê seca na Grande São Paulo em 2025

Um estudo feito pelo centro de pesquisas privado Lactec que usou inteligência artificial para analisar…

1 dia ago

GE Lighting obtém 50% de economia com suporte SAP da Rimini

A GE Lighting, empresa americana que oferece produtos de iluminação residencial e casas inteligentes, migrou…

2 dias ago