Notícias

Não migre seus problemas para a nuvem

A nuvem é normalmente um destino para sistemas que precisam ser modernizados para aproveitar as vantagens de tecnologias como IA, analytics preditiva ou uma centena de outros serviços em nuvem. Normalmente é mais barato, pode ser alocado e alterado em minutos e as elites de tecnologia das empresas estão gastando a maior parte dos dólares de Pesquisa & Desenvolvimento na nuvem pública atualmente. Assim, suas plataformas existentes não estão mais recebendo amor.

Mudar para a nuvem não é uma má ideia. No entanto, o problema surge quando as empresas acreditam que a capacitação digital de alguma forma consertará os problemas existentes, como bagunça de dados, problemas de aplicativos, segurança inadequada ou interrupções frequentes devido à falta de disciplinas e ferramentas operacionais.

Esses problemas não serão corrigidos depois que os aplicativos e dados migrarem para a nuvem. Você vai acabar com sistemas inferiores aos ideais na nuvem, piorados porque aqueles que trabalham em TI ainda estarão nas curvas de aprendizagem do uso de nuvens públicas. Em outras palavras, você aumentará o risco e o custo sem melhorar os aplicativos e os dados. As coisas provavelmente vão piorar.

Não sou fã de problemas de migração para a nuvem. Na verdade, advirto as pessoas sobre três consequências problemáticas da migração de dados e aplicativos.

Segurança e interrupções. Se seus dados e aplicativos não eram seguros no local, migrá-los para a nuvem provavelmente não melhorará as coisas.

Se tentarmos repensar a segurança no estado “como está”, talvez aproveitando o gerenciamento de acesso à identidade ou criptografia atualizada, então é apenas uma questão de encontrar análogos na nuvem. A alternativa é repensar e reajustar a segurança em plataformas de nuvem, onde aqueles que não têm tanta experiência na nuvem estão mais propensos a cometer erros. O mesmo vale para ops.

Data, data everywhere. Se você é normal, é provável que não tenha fontes únicas da verdade para os dados da sua empresa. Você provavelmente tem um grande número de bancos de dados redundantes e, pior, ninguém realmente entende onde todos os dados estão e o que eles significam.

Ao migrar dados problemáticos para a nuvem, é provável que você não migre todos os dados. Parte do movimento para a nuvem é descobrir a integração dos dados do local para a nuvem, bem como, como os dados são aproveitados de forma diferente por cada aplicativo ou usuário. Você apenas tornará as coisas mais complexas e a situação pior.

Uma cultura que não está pronta para a nuvem. O número de projetos de migração fracassados que podem ser atribuídos a questões culturais está começando a aumentar drasticamente. Muitos líderes de TI bem-intencionados se concentram em mover as coisas rapidamente para a nuvem (especialmente durante a pandemia), mas não nos humanos que lidam com os estados “como estão” e “são” dos sistemas, fora e nas nuvens públicas.

Embora seja difícil mudar uma cultura, não é impossível. No entanto, isso não pode ser feito durante os meses que leva para levantar e transferir dados do local para a nuvem pública. Como regra, o retreinamento, a contratação e a mudança de corações e mentes levam pelo menos o dobro do tempo que a migração de grandes sistemas e dados para a nuvem.

Isso não é tão difícil de entender. Basicamente, a regra é: corrija os problemas antes de se mover ou não se mova.

Recent Posts

Novos executivos da semana: Dahua, Rimini Street, Arcserve e mais

O IT Forum traz, semanalmente, os novos executivos e os principais anúncios de contratações, promoções e…

2 dias ago

Sustentabilidade x IA: emissões da Microsoft sobem 30%

A Microsoft está enfrentando críticas após um relatório revelar um aumento alarmante em suas emissões…

2 dias ago

Centroflora integra e monitora ambientes industriais e automatiza manutenções

O Grupo Centroflora é um fabricante de extratos botânicos, óleos essenciais e ativos isolados para…

2 dias ago

8 oportunidades de vagas e cursos em TI

Toda semana, o IT Forum reúne as oportunidades mais promissoras para quem está buscando expandir…

2 dias ago

Fraudes: 58% das empresas dizem estar mais preocupadas no último ano

Um estudo divulgado na segunda-feira (13) pela Serasa Experian mostra que a preocupação com fraudes…

2 dias ago

82% dos ataques via USB podem interromper operações industriais

A Honeywell divulgou essa semana a sexta edição de seu Relatório de Ameaças USB de…

2 dias ago