Notícias

Tecnologia e educação: uma fusão transformadora do aprendizado

Por Rayssa Vanucci*, Caio Santos** e Lucas de Araujo Cruz***

Em um mundo de avanços tecnológicos tão característicos do nosso tempo, é indiscutível que a educação está no centro de muitas das transformações que observamos hoje. O cenário profissional evolui rapidamente, demandando competências tecnológicas que a escola tradicional muitas vezes não consegue contemplar. Dessa forma, a associação entre educação e tecnologia surge como um pilar fundamental para formar profissionais versáteis e aptos a enfrentar os desafios contemporâneos de forma inovadora.

A educação tradicional enfrenta uma crescente lacuna entre o que ensina e as demandas profissionais do mundo moderno. Nessa era de constante mudança, em que as profissões tradicionais estão sendo redesenhadas e novas carreiras surgem, a adaptação da escola como a conhecemos se torna algo extremamente necessário.

Hoje, mais do que nunca, é importante repensar o modelo educacional, capacitando os alunos com conhecimentos e habilidades que abrangem uma ampla gama de profissões cruciais.

A educação tecnológica ultrapassa as barreiras das disciplinas tradicionais, mergulhando em um vasto oceano de conhecimento que as aulas convencionais não podem alcançar. Matemática, física e química adquirem novos significados quando aplicadas ao mundo tecnológico em que vivemos. Mais do que fórmulas e equações, essas disciplinas se tornam ferramentas para entender, moldar e criar inovações.

No contexto escolar, a educação tecnológica se torna um meio para a transmissão de novos conceitos. A utilização de robôs, como o educacional da Unitree, traz para os alunos uma abordagem inovadora no seu processo de aprendizagem. Quando exploradas as capacidades do robô, os alunos são apresentados a um universo de possibilidades educacionais.

Leia também: IT Forum Salvador debate o futuro inteligente muito além da automação

A Unitree se destaca na indústria de robótica como uma empresa especializada no desenvolvimento de robôs quadrúpedes, combinando inovação tecnológica com abordagem prática para criar produtos líderes nesse campo. Seus robôs despertam interesse em áreas como engenharia, pesquisa acadêmica e soluções práticas para desafios do mundo real.

Na oportunidade de trabalhar com plataformas de alta tecnologia, como os robôs quadrúpedes, os alunos decifram a complexidade dos sistemas de movimentação, entre pernas e articulações, nutrindo uma compreensão profunda de eficiência e equilíbrio. A exploração de componentes eletrônicos como sensores de proximidade, movimento e câmeras, possibilita o entendimento sobre como esses elementos convergem para o  funcionamento do robô.

Por meio da imersão na programação e controle, os alunos adquirem fluência em linguagens de programação, capacitando-os a orquestrar a locomoção, reações a estímulos e outras manifestações do robô. Assim, a educação tecnológica enriquece a teoria, conferindo aos estudantes uma compreensão do mundo tecnológico em que vivemos.

Além disso, a importância de aprender programação no colégio vai além de adquirir uma habilidade técnica. Ela promove o desenvolvimento do pensamento lógico, a resolução de problemas e a criatividade. É um mergulho no mundo da abstração, onde os alunos aprendem a dividir problemas complexos em partes gerenciáveis, além de criar soluções para os mesmos.

Com isso em mente, nos vemos diante de um momento decisivo: a educação tecnológica não é apenas uma tendência passageira, mas uma resposta necessária a um mundo em constante evolução. Ao integrar a tecnologia ao currículo, estamos construindo uma ponte entre o aprendizado e a prática, preparando os alunos para uma gama diversificada de profissões tecnológicas que irão moldar o futuro.

É importante considerar, por fim, que a educação tecnológica é uma jornada que ultrapassa a sala de aula. Ela prepara os alunos para uma realidade em constante mudança, em que  as profissões se reinventam e as habilidades tecnológicas são essenciais. Ao abraçar essa mudança educacional, estamos capacitando os estudantes não apenas para se adaptarem ao futuro, como também  para se manterem integrados a ele. Nós, da Loon Factory, acreditamos que desta forma é possível conduzir os alunos ao caminho dos conhecimentos necessários para a construção de um futuro promissor e inovador.

*Caio Santos é engenheiro de pesquisa e desenvolvimento na Loon Factory;

** Rayssa Vanucci é gestora de operações na Loon Factory;

***Lucas Cruz é engenheiro de pesquisa e desenvolvimento na Loon Factory

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Recent Posts

Lucila Orsini assume diretoria de TI Brasil da Nutrien

A Nutrien Soluções Agrícolas, multinacional canadense de varejo agrícola, anunciou a nomeação de Lucila Orsini…

2 dias ago

Huawei domina mercado chinês enquanto Apple enfrenta queda nas vendas

As vendas de smartphones da Huawei estão em ascensão na China, registrando um crescimento de…

2 dias ago

Empresas ainda não estão preparadas para implementar plenamente a IA, segundo pesquisa

Uma pesquisa conduzida pela Lenovo Group revelou que, embora a Inteligência Artificial (IA) seja considerada…

2 dias ago

12 oportunidades de ingressar na área de tecnologia

Semanalmente, o IT Forum seleciona as principais oportunidades para aqueles que buscam aprofundar seus conhecimentos…

2 dias ago

IBM adquire HashiCorp por US$ 6,4 bi para fortalecer presença na nuvem híbrida

A IBM anunciou a aquisição da HashiCorp por US$ 6,4 bilhões como parte de sua…

2 dias ago

Novos executivos da semana: Hotmart, Dfense Security, InDrive e mais

O IT Forum traz, semanalmente, os novos executivos e os principais anúncios de contratações, promoções e…

2 dias ago