Show da Taylor Swift leva Populos a fechar projeto de R$ 15 milhões
Brasileira Populos inova atuação com simplicidade na resolução de problemas e forte proximidade com o cliente
Provavelmente Paulo Asano, CEO da Populos, não imaginou que o anúncio em 2023 de shows no Brasil da cantora Taylor Swift fosse provocar uma avalanche de contatos e estimativas de bons negócios. Mas tem um motivo.
Desde 2019, a empresa brasileira de serviços de tecnologia da informação investe na reserva de um camarote no Allianz Parque, em São Paulo, palco de atraentes espetáculos e de oportunidades.
A Populos mantém há alguns anos uma estratégia de relacionamento com clientes e prospects, que tem gerado frutos significativos. E foi exatamente essa tática, somada à abordagem descomplicada e focada no cliente, que possibilitou à Populos fechar um contrato de R$ 15 milhões logo após o show da cantora.
Mas não é somente Taylor Swift que integra a lista de grandes atrações da companhia. Uma competição de cavalos também deu a Asano outro importante contrato. Sabendo do interesse de um cliente prospect por cavalos, o CEO teve a ideia de comparecer a um evento de compra de cavalos para estabelecer uma conexão empática.
Ao chegar ao evento, percebeu que não tinha o perfil de um frequentador habitual desse ambiente. A roupa recém-comprada e botas novas o denunciaram. Mas determinado a prosseguir com a estratégia, Asano iniciou conversas com o “futuro” cliente para alinhar interesse por cavalos. Ao final do evento, negócio fechado e ainda saiu de lá com um cavalo para sua filha.
A abordagem simples e humanizada da Populos em construir relacionamentos verdadeiros e entregar soluções eficazes tem sido fundamental para seu sucesso e crescimento contínuo, de acordo com Asano.
O executivo diz ter no DNA uma característica muito relacional, não só com prospects e clientes, mas também com seus 90 colaboradores. “Não tenho sala e acredito na comunicação e no desenvolvimento de talentos como forma de manter uma cultura orientada de engajamento e ao crescimento na empresa.”
Asano diz que seu desejo era abrir um negócio para ser menos burocrático e mais efetivo. A proposta, prossegue o executivo, era ser resolvedor de problemas de tecnologia. “Apresentei o projeto para alguns empresários, eles injetaram dinheiro e nós começamos a resolver problemas. Eu era tudo: técnico, financeiro, marketing…”
Os primeiros projetos foram todos desenvolvidos pro bono, pois Asano tinha um objetivo maior. “Em um dos primeiros projetos, foram dois meninos do nosso time até o cliente. Eles tomaram um refrigerante e comeram e resolveram o problema. Ao final, o cliente perguntou o valor. Falamos para ele: ‘não custa nada, só me considere para os próximos’. Depois vendemos milhões de reais para esse cliente em dois a três anos”, comemora.
Simplicidade, o segredo do sucesso da Populos
Em um mercado altamente competitivo, em que muitas empresas se concentram apenas em oferecer o menor preço, a Populos se destaca por uma abordagem diferente. Para eles, a prioridade não é apenas fechar negócios, mas efetivamente resolver os problemas reais dos clientes e construir relacionamentos autênticos e duradouros.
“Nosso jogo é maior. É focado no cliente e para isso precisa ter visão de longo prazo”, enfatiza Asano. Essa mentalidade orientada ao cliente e a um futuro não tão distante permitiu à empresa conquistar reconhecimento e parcerias significativas com gigantes como Citrix, Nutanix e Microsoft.
Asano revela que a sua empresa se recusou a assumir um projeto de R$ 1 milhão por não acreditar em sua viabilidade. Embora isso tenha resultado na perda temporária do cliente, dois anos depois, o cliente voltou, admitindo que o projeto não havia dado certo. Essa honestidade e integridade renderam à Populos um contrato de venda no valor significativo de R$ 100 milhões, marcando ponto de virada crucial em sua história.
“Quando você quer fazer o que é verdadeiro, não há arrependimentos”, afirma. “Para nós, é essencial construir sobre uma base sólida de verdade e autenticidade.” E prossegue: “Estamos comprometidos em construir relacionamentos verdadeiros e genuínos com nossos clientes. Para nós, é uma equação simples: oferecemos produtos e serviços de qualidade, aliados à sinceridade e integridade. Não há uma receita mágica; nossa estratégia é baseada em pilares éticos sólidos e em estar presente, entendendo as necessidades reais de nossos clientes”.
Cultura e olhar para talentos
A cultura da empresa valoriza o desenvolvimento das pessoas e busca soluções para a escassez de mão de obra qualificada no mercado brasileiro. Por meio da Populos University, Asano e sua equipe estão investindo na formação de jovens talentos em situação de vulnerabilidade social, preparando-os para ingressar no mercado de tecnologia. A empresa, inclusive, absorve as pessoas que capacita.
“Minha preocupação não é produto, mas pessoas com capacidade de entrega, conhecimento”, destaca Asano. Ele ressalta a importância de investir em cultura empresarial e no bem-estar dos funcionários, exemplificado pelo programa de intercâmbio, que está no forno, e oferece oportunidades de crescimento e aprendizado no exterior.
O programa de intercâmbio é aberto a qualquer funcionário interessado, e a empresa cobrirá 100% das despesas com moradia durante a estadia nos Estados Unidos. Ao longo dos dois meses, os participantes trabalharão de dia remotamente e terão acesso a cursos noturnos em uma universidade local.
Em outro movimento que visa fortalecer a cultura corporativa e o engajamento dos funcionários, a Populos quer levar seus colaboradores para uma viagem à Disney pelo segundo ano consecutivo. “No ano passado, todos foram para a Disney após o atingimento de meta. Este ano, vamos expandir essa iniciativa para mais funcionários”, acrescenta.
A empresa também se preocupa com o bem social. O projeto Populos Hub vai levar escritórios itinerantes para outras comunidades, fortalecendo a abordagem humanizada da empresa para além das fronteiras corporativas.
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