Sustentabilidade, inovação e reflexões sobre o futuro marcam IT Forum@Home

Sob o tema “Redescoberta Criativa – Alicerce Presente”, segunda edição do evento virtual aconteceu entre os dias 21, 22 e 23 de abril

Author Photo
10:00 am - 24 de abril de 2021
Ailton Krenak; Joe Santos e Marcelo Gleiser participam do IT Forum@Home 2021

Os possíveis futuros pós-crise da pandemia, a necessidade de nos reconectarmos com a natureza e a importância da inovação pautada pela ética foram todos temas de debate durante a segunda edição do IT Forum@Home, evento virtual promovido nesta semana pela IT Mídia.

Sob o tema Redescoberta Criativa, o evento trouxe, ao longo de três dias, uma programação que reuniu grandes executivos da indústria de tecnologia e pensadores contemporâneos para refletir sobre temas como governança corporativa, liderança, sustentabilidade e ciência. No centro das discussões, estiveram os desafios vivenciados na pandemia e como eles podem orientar transformações e redescobertas no presente – seja na cultura e liderança corporativa, como no modelo de negócios e na responsabilidade dos mesmos.

Entre os participantes deste ano, estiveram Joe Santos, professor afiliado de Global Management no INSEAD (Instituto Europeu de Administração de Empresas); Ailton Krenak, um dos mais importantes ativistas do movimento socioambiental e de defesa dos povos indígenas do Brasil; e Marcelo Gleiser, físico e astrônomo brasileiro.

Realizado entre os dias 21, 22 e 23 de abril, a segunda edição do IT Forum@Home foi novamente ponte para a conexão da comunidade de TI brasileira, promovendo mais de 1.700 reuniões de negócios entre mais de 210 CIOs e 69 patrocinadores. Na noite da sexta-feira (23), o cantor sertanejo Leonardo encerrou a programação em uma apresentação especial para os participantes. Veja detalhes do evento nos destaques abaixo:

Refletir sobre o futuro e se reestruturar

Joe Santos palestrante IT Forum@Home

Para Joe Santos, professor afiliado em Global Management no INSEAD, o “novo normal” da tão esperada pós-pandemia ainda não está no horizonte. “Em tempos de crise radical as informações mais importantes são perguntas, e temos perguntas que não conseguimos responder ainda”, avaliou. Especialmente para empresas, o tempo é de reflexão sobre o impacto de fenômenos como o teletrabalho e o isolamento social nas pessoas para imaginar possíveis cenários. “As empresas podem influenciar esse futuro, seu setor e o próprio país”, afirmou Santos. Leia mais.

Causar dano à natureza é causar dano a nós mesmos

Ailton Krenak palestrante IT Forum@Home

Voltar a nos entendermos como parte da natureza para reaprender a preservá-la. Essa foi a mensagem deixada por Ailton Krenak, um dos mais importantes ativistas do movimento socioambiental e de defesa dos povos indígenas do Brasil, durante o IT Forum@Home. “Não somos nós que vamos regenerar o planeta, é o planeta que vai nos regenerar”, pontuou. Ele também alerta que, apesar do avanço das discussões sobre temas como ESG dentro de empresas, já estamos “no vermelho” quando o assunto é sustentabilidade – e a hora é de acelerar iniciativas. “Sempre é tempo. O que ocorre é que, quando chegamos muito atrasado, o estresse que vai implicar nessa restauração pode nos levar a rumos que não conseguimos governar”, disse. Leia mais.

Inovação deve ser ética e democrática

Marcelo Gleiser palestrante IT Forum@Home

Democratizar a informação, esse é o único caminho para a inovação. Em sua fala durante o IT Forum@Home, o físico e astrônomo brasileiro Marcelo Gleiser alertou que esse papel é não só de cientistas, mas também de lideranças de grandes empresas. Além disso, reforçou a importância de que qualquer nova tecnologia seja desenvolvida sempre com a ética em mente. “A gente não pode esquecer que a ciência é uma criação humana. Isso reflete muito quem nós somos. Tanto nossas grandes qualidades enquanto seres criativos, quanto nossa fragilidade, defeitos e desafios”, disse. Leia mais.

Executivo de TI do Ano 2021: recorde de inscritos e categorias renovadas

Executivo de TI do Ano 2021 premiacao

Na noite da quinta-feira (22), o IT Forum@Home trouxe a cerimônia de 20ª edição do prêmio Executivo de TI do Ano. Realizada desde 2001, a iniciativa identifica e homenageia os profissionais que mais se destacaram ao longo do último ano, contando, através de projetos bem-sucedidos, como a tecnologia alinhada à estratégia da organização é engrenagem fundamental para a transformação e alcance dos objetivos das corporações. O prêmio avalia tanto o trabalho e o impacto das lideranças em TI, independente do setor em que atuam, quanto as lideranças da indústria fornecedora de tecnologia. Neste ano, o prêmio trouxe categorias renovadas e recebeu um novo recorde de inscrições: 413 projetos de transformação foram submetidos para avaliação, sendo 274 CIOs e 139 profissionais da indústria. Conheça aqui os finalistas e vencedores de cada categoria.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.