SulAmérica usa gamificação para capacitar funcionários em dados

Para treinar seus funcionários em dados, a SulAmérica, com o apoio da Tableau, lançou um projeto de gamificação. A proposta buscava que os funcionários se organizassem em times para, juntos, criarem produtos digitais para a companhia. Segundo a seguradora, participaram da competição 800 colaboradores de todas as áreas e níveis hierárquicos, representando 20% do quadro de funcionários da operadora de saúde.

Com duração de dois meses, a competição também contou com palestras e treinamentos sobre dados, que cobriram desde a criação de produtos de dados para saúde, como visualização de dados no Google Cloud, construção de painéis, análise de negócios, infográficos e KPIs, assim como treinamentos em Tableau.

De acordo com David Pereira, engenheiro sênior da SulAmérica e um dos líderes do projeto, a organização já contava com uma estrutura de dados de ponta, com a utilização de recursos da Tableau. No entanto, o desafio era promover a alfabetização em dados e criar uma comunidade analítica inclusiva, que agregasse funcionários de todas as áreas, e também os terceirizados.

“Usamos a gamificação para transformar o aprendizado em algo divertido, motivar nossas equipes e fazer algo novo na história da empresa. Criamos um conceito bem definido com narrativa, trilha sonora motivadora e referências visuais inspiradas em League of Legends e na trilogia Senhor dos Anéis. Também usamos a analogia do ouro para indicar o valor dos dados”, conta Pereira.

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Os grupos vencedores do projeto de gamificação trouxeram projetos que versavam sobre inteligência de mercado e performance financeira. Das soluções apresentadas pelas equipes, um produto já foi implementado e outros devem ser encaminhados.

Com o projeto, a SulAmérica diz buscar resolver uma escassez de profissionais habilitados em dados. Conforme pesquisa global da Forrester encomendada pela Tableau, 79% dos líderes de companhias de grande porte disseram que suas organizações preparam seus empregados com as habilidades de dados necessárias.

No entanto, considerando o ponto de vista dos próprios funcionários, o retrato é diferente – apenas 40% deles acreditam ter recebido da empresa a capacitação em dados para o melhor desempenho da sua função. Outro achado é que cerca de 80% dos funcionários demonstraram estar mais propensos a permanecer em uma empresa que os treina em habilidades de dados.

“Indicadores assim mostram que a alfabetização em dados já se tornou um elemento relevante para a atração e retenção de talentos, mas que ainda há uma clara lacuna entre a demanda e o desejo por capacitação nesta área e sua implementação pelas empresas. Cases como o da SulAmérica são um exemplo de como lidar com esse gap”, comenta Jaime Müller, Country Manager da Tableau no Brasil.

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