SulAmérica usa gamificação para capacitar funcionários em dados

Desenvolvida em parceria com a Tableau, iniciativa atendeu 800 colaboradores, ou cerca de 20% do quadro da seguradora

Author Photo
11:02 am - 19 de agosto de 2022

Para treinar seus funcionários em dados, a SulAmérica, com o apoio da Tableau, lançou um projeto de gamificação. A proposta buscava que os funcionários se organizassem em times para, juntos, criarem produtos digitais para a companhia. Segundo a seguradora, participaram da competição 800 colaboradores de todas as áreas e níveis hierárquicos, representando 20% do quadro de funcionários da operadora de saúde.

Com duração de dois meses, a competição também contou com palestras e treinamentos sobre dados, que cobriram desde a criação de produtos de dados para saúde, como visualização de dados no Google Cloud, construção de painéis, análise de negócios, infográficos e KPIs, assim como treinamentos em Tableau.

De acordo com David Pereira, engenheiro sênior da SulAmérica e um dos líderes do projeto, a organização já contava com uma estrutura de dados de ponta, com a utilização de recursos da Tableau. No entanto, o desafio era promover a alfabetização em dados e criar uma comunidade analítica inclusiva, que agregasse funcionários de todas as áreas, e também os terceirizados.

“Usamos a gamificação para transformar o aprendizado em algo divertido, motivar nossas equipes e fazer algo novo na história da empresa. Criamos um conceito bem definido com narrativa, trilha sonora motivadora e referências visuais inspiradas em League of Legends e na trilogia Senhor dos Anéis. Também usamos a analogia do ouro para indicar o valor dos dados”, conta Pereira.

Leia mais: Gastos com aplicativos de colaboração crescem diante da incerteza econômica

Os grupos vencedores do projeto de gamificação trouxeram projetos que versavam sobre inteligência de mercado e performance financeira. Das soluções apresentadas pelas equipes, um produto já foi implementado e outros devem ser encaminhados.

Com o projeto, a SulAmérica diz buscar resolver uma escassez de profissionais habilitados em dados. Conforme pesquisa global da Forrester encomendada pela Tableau, 79% dos líderes de companhias de grande porte disseram que suas organizações preparam seus empregados com as habilidades de dados necessárias.

No entanto, considerando o ponto de vista dos próprios funcionários, o retrato é diferente – apenas 40% deles acreditam ter recebido da empresa a capacitação em dados para o melhor desempenho da sua função. Outro achado é que cerca de 80% dos funcionários demonstraram estar mais propensos a permanecer em uma empresa que os treina em habilidades de dados.

“Indicadores assim mostram que a alfabetização em dados já se tornou um elemento relevante para a atração e retenção de talentos, mas que ainda há uma clara lacuna entre a demanda e o desejo por capacitação nesta área e sua implementação pelas empresas. Cases como o da SulAmérica são um exemplo de como lidar com esse gap”, comenta Jaime Müller, Country Manager da Tableau no Brasil.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.