Categories: Notícias

Startups brasileiras elegem nuvem da IBM para crescer

As startups brasileiras Intoo, BovControl e Nativoo adotaram a nuvem da IBM para fortalecer seus negócios no mercado de atuação. Em 2013, a Intoo lançou uma plataforma on-line para que pequenas empresas e instituições financeiras pudessem reduzir a burocracia e facilitar o acesso ao financiamento no País.

Usando um perfil de crédito centralizado, a plataforma permite que empresas solicitem financiamento diretamente em diferentes instituições, as quais, na outra ponta, fazem propostas de crédito para essas organizações. Com cerca de 30 mil visitas mensais em seu site, a empresa buscou um serviço de nuvem que fosse capaz de suprir sua crescente demanda por disponibilidade constante, mas mantendo seu orçamento de TI.

Com a implementação da tecnologia SoftLayer, da IBM, a Intoo teve crescimento de 40% na velocidade das operações e aumentou o número de visitas à sua plataforma on-line para 50 mil por mês em um período de apenas cinco meses. Assim, encerrou o ano de 2014 com R$100 milhões em transações na plataforma IBM.

Arthur Farache, fundador da Intoo, afirma que encontrou na solução economia e a infraestrutura adequada, escalável e flexível, para acompanhar o crescimento dos negócios.

A BovControl usou a nuvem IBM para desenvolver uma solução inovadora que fornece ferramentas de decisão aos pecuaristas por meio das tecnologias de mobilidade e Internet das Coisas (IoT, na sigla em inglês) oferecidas na nuvem. Segundo Danilo Leão, fundador da BovControl, a necessidade de proporcionar uma boa experiência aos usuários fez com que a companhia adotasse a tecnologia da Big Blue.

Partindo do levantamento e cruzamento das informações coletadas por diferentes dispositivos conectados à internet, a solução da BovControl produz leituras e relatórios em um painel georreferenciado que são enviados aos smartphones dos fazendeiros. Com esses relatórios e alertas, os empresários têm a visualização de seus negócios, da produção e das operações, podendo monitorar tudo remotamente e em tempo real.

Atualmente, a empresa migrou sede em Palo Alto, Califórnia (EUA), no Vale do Silício, e ultrapassou o principal sistema de controle de gado do governo brasileiro em número total de fazendas controladas pelo seu aplicativo.

A Nativoo apostou na tecnologia IBM para rodar uma solução de inteligência artificial capaz de analisar os dados disponíveis na internet e, assim, fazer uma triagem e organizar itinerários de viagens em massa, sugerindo as melhores rotas na tentativa de customizar os destinos de acordo com as necessidades dos viajantes. Cristóvão Loureiro, fundador da Nativoo, relata que a solução IBM atende à demanda da empresa por um grande volume de processamento.

Recent Posts

Novos executivos da semana: Dahua, Rimini Street, Arcserve e mais

O IT Forum traz, semanalmente, os novos executivos e os principais anúncios de contratações, promoções e…

12 horas ago

Sustentabilidade x IA: emissões da Microsoft sobem 30%

A Microsoft está enfrentando críticas após um relatório revelar um aumento alarmante em suas emissões…

12 horas ago

Centroflora integra e monitora ambientes industriais e automatiza manutenções

O Grupo Centroflora é um fabricante de extratos botânicos, óleos essenciais e ativos isolados para…

14 horas ago

8 oportunidades de vagas e cursos em TI

Toda semana, o IT Forum reúne as oportunidades mais promissoras para quem está buscando expandir…

15 horas ago

Fraudes: 58% das empresas dizem estar mais preocupadas no último ano

Um estudo divulgado na segunda-feira (13) pela Serasa Experian mostra que a preocupação com fraudes…

16 horas ago

82% dos ataques via USB podem interromper operações industriais

A Honeywell divulgou essa semana a sexta edição de seu Relatório de Ameaças USB de…

17 horas ago