Sonda lança iniciativa para desenvolver profissionais mulheres para mercado de TI
Iniciativa visa apoiar instituições que promovem carreiras em STEM e ações internas para treinar e atrair jovens talentos
Em busca de contratar mais mulheres para posições de tecnologia, a Sonda anunciou a criação do programa “Sonda Mulheres”, que envolve iniciativas internas e externas para o desenvolvimento de talentos.
Segundo a companhia, o programa visa o fomento de alianças com instituições de toda a América Latina que sejam focadas em incentivar mais mulheres a se interessarem por carreiras STEM (acrónimo em inglês para “ciência, tecnologia, engenharia e matemática).
Gisele Scalo, diretora de Gestão de Pessoas da Sonda, destaca a dificuldade de encontrar profissionais mulheres no mercado de TI. “Existem vagas em que não recebemos candidaturas de mulheres. Esta é uma realidade muito comum nos vários países onde temos presença. Observamos que, para os cargos mais técnicos, como desenvolvedor, arquitetos de soluções e engenheiros de dados, quase não há aplicações de mulheres”, comenta.
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Nos últimos três anos, a Sonda afirma ter mantido a representatividade com 29% de mulheres compondo o quadro de profissionais em toda a América Latina, uma realidade próxima do mercado, que é de 30%.
“Já alcançamos quase o “teto” dos talentos femininos que se formam nessas carreiras e, para aumentar esse número, temos que ir além das iniciativas internas. Nossas ações buscam motivar que mais meninas se interessem pelas carreiras STEM, ou seja, começaremos a trabalhar nas bases”, explica Gisele.
A iniciativa focará em dois tipos de instituições: aquelas que promovem carreiras de STEM entre meninas na adolescência e as que preparam jovens em idade universitária. Soma-se a isso, segundo a empresa, as iniciativas internas que buscam incentivar, treinar e oferecer oportunidades de emprego para jovens talentos, cobrindo a etapa de estudos e trabalho.
O Sonda Mulheres também inclui atividades que vão desde mentorias, grupos de afinidade, webinars sobre conscientização, publicação de histórias de sucesso com o objetivo de inspirar outras mulheres (Mulheres que Transformam) e políticas de contratação. Como resultados das políticas e práticas internas, a empresa espera alcançar um índice de satisfação e comprometimento em sua pesquisa de clima entre as mulheres de 80%.