Notícias

Solução NVIDIA GRID eleva capacidade computacional do Instituto Mauá

O Instituto Mauá de Tecnologia elevou o poder computacional dos laboratórios que disponibiliza aos seus mais de 4 mil alunos, que, por sua vez, interagem com aplicações complexas, exigidas pelo atual mercado de trabalho. 

A solução da NVIDIA Enterprise tornou os laboratórios do Instituto Mauá multidisciplinares e equipados com tecnologia de última geração, para atender às disciplinas de engenharia civil, de controle de automação e mecânica. 

Segundo João Carlos Corrêa, coordenador de infraestrutura e suporte de TI do Instituto Mauá de Tecnologia, os estudantes dos cursos de tecnologia não conseguiam aproveitar as aulas ao máximo por conta do tempo levado para abrir e executar softwares profissionais. “Para cada aula, nossa equipe de TI tinha que atuar na preparação dos computadores com antecedência, um a um, para disponibilizar as aplicações que seriam necessárias.”

Com um investimento de cerca de 3 milhões, a plataforma trouxe ganhos extraordinários como a ampliação da capacidade de processamento gráfico através das GPUs P40 e M60 junto com o software NVIDIA Quadro Virtual Data Center Workstation (vDWS), especialmente a renderização de imagens.  

O instituto vem se destacando entre as universidades brasileiras ao disponibilizar um ambiente virtual avançado para as várias disciplinas do seu portfólio, tornando as aulas práticas em seus laboratórios de São Caetano do Sul um sucesso”, comenta Márcio Aguiar, Gerente Sênior da Divisão Enterprise NVIDIA da América Latina. 

 

Ganhos com a atualização

Dentre os recursos que compõem a plataforma da NVIDIA Enterprise fornecida para o Instituto Mauá, estão os Servidores equipados com GPUs Tesla P40 e M60, NVIDIA Quadro Virtual Data Center Workstation (vDWS). A plataforma também combina soluções de empresas parceiras, como servidores e equipamentos Thin Client  da Dell EMC e sistemas de virtualização VMWare.  

Segundo Amauri Fregni, da FJ Rede Empresa, parceiro tecnológico da NVIDIA no projeto, a instituição de ensino já apresenta resultados bastante significativos.

Com a solução NVIDIA GRID, o Instituto Mauá de Tecnologia reduziu em 66% o tempo de configuração dos computadores. Já o tempo de otimização para iniciar a máquina caiu em 60%, passando de 10 minutos para 4 minutos entre ligar o computador, efetuar o login e iniciar uma aplicação.Na energia elétrica, a redução foi de 35% com a queda do consumo de cerca de 70 kWA por dia para 7kWA diários. E, por fim, no tempo de implementação de softwares houve diminuição de 80%, passando de 25 horas para 5 horas apenas de serviço”. 

 

 

 

Recent Posts

Humanware Journal: previsões para o mercado de tecnologia nos próximos anos

Que tal fazer um diário do futuro para que possamos revisitá-lo? Essa foi a proposta…

12 horas ago

O desafio da interseção entre IA e princípios éticos no código

Num cenário empresarial cada vez mais competitivo e tecnologicamente avançado, a adoção de uma abordagem…

12 horas ago

Tecnologia apoia a comprovação do ROI de ações ESG

A comprovação do retorno sobre o investimento (ROI) de ações ESG é um dos principais…

2 dias ago

EXCLUSIVO: Procergs migra dados para a nuvem em caráter de urgência por risco de inundação no RS

Em resposta imediata a uma catástrofe natural, a Procergs, responsável pela gestão da tecnologia da…

2 dias ago

Arquiteturas híbridas de cloud: por que o tema voltou à tona?

Os resultados da pesquisa "Antes da TI, a Estratégia 2024", apresentados durante o IT Forum…

2 dias ago

GDM e Black & Decker: casos de uso com a IA generativa

Mais da metade (69%) das empresas brasileiras dizem já ter alguma iniciativa em IA tradicional…

2 dias ago