Solução NVIDIA GRID eleva capacidade computacional do Instituto Mauá

Além de melhorias no aprendizado, foi possível economizar 35% de consumo da energia elétrica e reduzir em 80% o tempo de implementação de softwares

Author Photo
10:10 am - 10 de outubro de 2019

O Instituto Mauá de Tecnologia elevou o poder computacional dos laboratórios que disponibiliza aos seus mais de 4 mil alunos, que, por sua vez, interagem com aplicações complexas, exigidas pelo atual mercado de trabalho. 

A solução da NVIDIA Enterprise tornou os laboratórios do Instituto Mauá multidisciplinares e equipados com tecnologia de última geração, para atender às disciplinas de engenharia civil, de controle de automação e mecânica. 

Segundo João Carlos Corrêa, coordenador de infraestrutura e suporte de TI do Instituto Mauá de Tecnologia, os estudantes dos cursos de tecnologia não conseguiam aproveitar as aulas ao máximo por conta do tempo levado para abrir e executar softwares profissionais. “Para cada aula, nossa equipe de TI tinha que atuar na preparação dos computadores com antecedência, um a um, para disponibilizar as aplicações que seriam necessárias.”

Com um investimento de cerca de 3 milhões, a plataforma trouxe ganhos extraordinários como a ampliação da capacidade de processamento gráfico através das GPUs P40 e M60 junto com o software NVIDIA Quadro Virtual Data Center Workstation (vDWS), especialmente a renderização de imagens.  

O instituto vem se destacando entre as universidades brasileiras ao disponibilizar um ambiente virtual avançado para as várias disciplinas do seu portfólio, tornando as aulas práticas em seus laboratórios de São Caetano do Sul um sucesso”, comenta Márcio Aguiar, Gerente Sênior da Divisão Enterprise NVIDIA da América Latina. 

 

Ganhos com a atualização

Dentre os recursos que compõem a plataforma da NVIDIA Enterprise fornecida para o Instituto Mauá, estão os Servidores equipados com GPUs Tesla P40 e M60, NVIDIA Quadro Virtual Data Center Workstation (vDWS). A plataforma também combina soluções de empresas parceiras, como servidores e equipamentos Thin Client  da Dell EMC e sistemas de virtualização VMWare.  

Segundo Amauri Fregni, da FJ Rede Empresa, parceiro tecnológico da NVIDIA no projeto, a instituição de ensino já apresenta resultados bastante significativos.

Com a solução NVIDIA GRID, o Instituto Mauá de Tecnologia reduziu em 66% o tempo de configuração dos computadores. Já o tempo de otimização para iniciar a máquina caiu em 60%, passando de 10 minutos para 4 minutos entre ligar o computador, efetuar o login e iniciar uma aplicação.Na energia elétrica, a redução foi de 35% com a queda do consumo de cerca de 70 kWA por dia para 7kWA diários. E, por fim, no tempo de implementação de softwares houve diminuição de 80%, passando de 25 horas para 5 horas apenas de serviço”. 

 

 

 

Tags:

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.