Segurança digital é prioridade estratégica para maioria das empresas brasileiras, diz Deloitte

Parcela dos executivos pretende ampliar investimentos em tecnologias de segurança ainda neste ano, de acordo com Deloitte

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1:20 pm - 11 de abril de 2023
Imagem: Shutterstock

As grandes empresas brasileiras estão olhando para os investimentos em segurança digital como uma estratégia competitiva, destacou nova edição da pesquisa Agenda, realizada anualmente pela Deloitte.

Segundo o estudo, 88% dos entrevistados pretendem investir em tecnologias de cibersegurança em 2023. Desses, 42% afirmam que ampliarão os investimentos feitos ao longo do ano, enquanto 46% manterão o mesmo volume de investimentos feitos no ano passado.

Para a pesquisa, a Deloitte ouviu executivos em cargos de alta gerência de diferentes indústrias em 501 empresas distribuídas no País, cujas receitas líquidas totalizaram R$ 2,1 trilhões em 2022 — o equivalente a 21% do PIB brasileiro.

A intenção de aumentar os investimentos em cibersegurança dá sinais de maior maturidade das empresas em relação ao tema, uma vez que apenas 28% dos empresários qualificaram o nível de segurança digital de suas empresas como alto ou muito alto. Para 36% do empresariado, o nível de segurança é moderado, enquanto 24% o consideram médio; 5% admitem que o nível de segurança digital da empresa é baixo.

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“A pesquisa deixa claro que a consciência cibernética vem se tornado mais presente na agenda das empresas; e que ainda é preciso avançar bastante. Percebe-se, inclusive, que a atenção dos executivos irá se voltar para algumas áreas específicas em 2023, como infraestrutura tecnológica, aplicações aos clientes e gestão de documentos. Novas tecnologias, como Metaverso, podem se fortalecer futuramente como tendência em CRM (gestão de relacionamento com o cliente), o que exigirá, entre outras coisas, abordagens mais sofisticadas de segurança digital”, destaca André Gargaro, sócio-líder da Deloitte Cyber.

O estudo observou que há áreas prioritários do ponto de vista dos investimentos em 2023. São elas: infraestrutura tecnológica (32%), aplicações aos clientes (23%), gestão de documentos (21%), intranet da empresa (18%), canais de venda e pagamento (17%), gestão de CRM (15%), site da empresa (15%) e aplicações com fornecedores (13%).“

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João Gumiero, sócio-líder de Market Development da Deloitte, lembra do cenário desafiador que as empresas têm enfrentado para proteger seus dados e operações de ciberataques crescentes.

“Os executivos brasileiros sabem que uma agenda de investimentos estratégicos, principalmente em tecnologia e inovação, será fundamental para transformar as atividades das empresas, a fim de que mantenham a competitividade num cenário corporativo desafiador — e segurança digital é parte importante dessa estratégia”, finaliza.

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