Segurança de dados: a hora e a vez do machine learning

O uso do machine learning na segurança já é uma realidade para diversas empresas que compreendem a necessidade e importância de manter bens, informações e pessoas protegidas de ameaças. Além do ganho em eficiência, aplicando técnicas e conhecimentos avançados em sistemas de segurança baseados em IoT, corporações começam a evitar fraudes em tempo real e evitar prejuízos financeiros.

A segurança de dados e processos é uma preocupação constante dentro das organizações. Com a chegada da chamada Quarta Revolução Industrial, de fábricas e processos mais inteligentes, as soluções de segurança baseadas em machine learning são capazes aprender determinados comportamentos e, a partir neles, determinar novos padrões de segurança.

No Brasil, já existem empresas especializadas no desenvolvimento de sistemas inteligentes de monitoramento e programas de segurança baseados em dados. Alexandre Falbe-Hansen, CEO da Alert System, conta que a implementação de sistemas tecnológicos garante hoje no mercado além de ganho em produtividade e eficiência, um grande diferencial estratégico para as organizações.

“As empresas que investem em tecnologia e sistemas inteligentes saem na frente e ganham em competitividade por conseguirem elevar a eficiência dos processos, reduzir riscos de acidentes, atuando de forma preventiva e assim aumentando a sua rentabilidade nos negócios”, explica Alexandre.

Dispositivos conectados à internet, como câmeras ou sensores de movimento podem dar comandos para acionar travas adicionais em portas e até apagar por completo o conteúdo de um HD, a fim de evitar o vazamento de informações sigilosas, por exemplo.

Além disso, outra vantagem deste tipo de tecnologia, é que é possível também manter hackers e malwares longe da uma rede monitorando os dados que trafegam por ela. Aplicando o machine learning na segurança cibernética, é possível acompanhar todo o tráfego de informações e detectar comportamentos e tendências, agindo proativamente quando houver suspeita de uma ameaça, o que ajuda a proteger as informações e evitar prejuízos.

Recent Posts

Lucila Orsini assume diretoria de TI Brasil da Nutrien

A Nutrien Soluções Agrícolas, multinacional canadense de varejo agrícola, anunciou a nomeação de Lucila Orsini…

16 horas ago

Huawei domina mercado chinês enquanto Apple enfrenta queda nas vendas

As vendas de smartphones da Huawei estão em ascensão na China, registrando um crescimento de…

18 horas ago

Empresas ainda não estão preparadas para implementar plenamente a IA, segundo pesquisa

Uma pesquisa conduzida pela Lenovo Group revelou que, embora a Inteligência Artificial (IA) seja considerada…

18 horas ago

12 oportunidades de ingressar na área de tecnologia

Semanalmente, o IT Forum seleciona as principais oportunidades para aqueles que buscam aprofundar seus conhecimentos…

19 horas ago

IBM adquire HashiCorp por US$ 6,4 bi para fortalecer presença na nuvem híbrida

A IBM anunciou a aquisição da HashiCorp por US$ 6,4 bilhões como parte de sua…

22 horas ago

Novos executivos da semana: Hotmart, Dfense Security, InDrive e mais

O IT Forum traz, semanalmente, os novos executivos e os principais anúncios de contratações, promoções e…

22 horas ago