SAP anuncia novos recursos de IA generativa para apoiar negócios
Recursos adicionais no SAP Datasphere e no SAP Analytics Cloud prometem insights mais profundos e eficientes aos clientes
A SAP, anunciou novos recursos de inteligência artificial (IA) para seus produtos SAP Datasphere e SAP Analytics Cloud que prometem crescimento mais ágil e maior eficiência de resultados nos negócios. De acordo com a empresa, os recursos serão capazes de simplificar os cenários de informações, de permitir interações mais intuitivas e de agregar valor ao planejamento estratégico de negócios dos clientes.
“Em um momento em que a IA está revolucionando todos os aspectos dos negócios, capturar dados de qualidade para tomar melhores decisões é imperativo. As inovações representam um salto de qualidade em nossa capacidade de ajudar os clientes a conduzir transformações de negócios inteligentes por meio de dados”, disse o diretor de Tecnologia e membro do conselho executivo da SAP, Juergen Mueller.
No centro dos anúncios está a estrutura de informações empresariais que colabora para que os dados sejam a base principal de iniciativas estratégicas, permitindo às organizações alimentar analistas com o contexto e a lógica de negócios preservados. As inovações atuais do Datasphere prometem ajudar clientes a obter uma visão mais ampla e unificada de dados, permitindo-lhes adaptar-se mais rapidamente às mudanças do mercado.
Com o novo Datasphere Knowledge Graph, organizações de todos os portes podem descobrir insights e padrões ocultos em seus aplicativos e sistemas, relacionando dados, metadados e processos de negócios, para alcançar aumento da eficiência no aprendizado de máquina e dos grandes modelos de linguagem (LLMs).
Leia mais: Vivo reduz em até 75% custo e tempo para criar aplicativos SAP
Há também uma nova integração do Datasphere com o Analytics Cloud, criando um único sistema de gerenciamento de dados e análises avançadas para impulsionar o planejamento em todas as organizações. Esse modelo está mais flexível para quebrar silos usando apenas uma ferramenta na preparação e modelagem de dados.
Organizações podem adotar o novo recurso de bússola no Analytics Cloud para obter melhores resultados no planejamento e na análise por meio de simulação orientada a dados. Com o recurso, usuários corporativos ficam aptos a realizar testes complexos por meio de uma interface de chat para avaliar resultados preditivos e ajustar continuamente variáveis controláveis até encontrar o plano ideal. É possível também unificar o planejamento financeiro, operacional, da cadeia de suprimentos e da força de trabalho com uma conexão nativa com aplicativos SAP e dados de terceiros.
O copiloto de IA generativa da SAP, o Joule, também será lançado no Analytics Cloud para automatizar a criação e o desenvolvimento de relatórios, painéis e planos. Essa automação é possível graças aos recursos vetoriais do SAP Hana Cloud, já disponíveis, que combinam o poder de grandes modelos de linguagem com todos os dados relevantes em sua organização, garantindo que o contexto de negócios seja preservado nas intervenções de IA generativas.
Para fornecer às organizações uma solução para gerenciar políticas, processos e práticas de IA, a SAP anunciou a extensão da colaboração com a Collibra que irá integrar a plataforma de governança de IA da parceira com ativos de dados SAP. Isso ajudará a fornecer transparência e responsabilidade às organizações e garantir a conformidade com as políticas regulatórias e de privacidade.
“Estamos fornecendo às empresas uma estrutura ainda mais inteligente e adaptável, que permite não apenas maior transparência e acessibilidade de dados, mas também planejamento e análise mais flexíveis e eficientes”, afirma Rodrigo Solon, vice-presidente de Business Technology Platform da SAP América Latina e Caribe.
Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!