Vivo reduz em até 75% custo e tempo para criar aplicativos SAP
Projeto em parceria com Tachyonix criou 27 apps em 55 dias úteis na primeira fase do projeto de modernização do RH
A Vivo tinha o desafio de tornar a área de recursos humanos mais moderna e eficiente. O objetivo foi alcançado usando aplicativos desenvolvidos para uso na rotina de trabalho dos colaboradores, incluindo registro de ponto e programação de férias digital.
As soluções foram desenvolvidas pela Tachyonix, startup israelense especialista em aplicativos SAP e fundada por brasileiros. Foram criados mais de 70 aplicativos, 27 deles logo na primeira rodada de desenvolvimento (MVP1), que levou 55 dias úteis. E a companhia alcançou economias de até 75% no tempo e custo para criação das ferramentas.
Leia também: Rili.ai: a rede social que aposta em gêmeos digitais
A Tachyonix é uma empresa investida da própria Vivo, por meio do fundo de ventura capital Wayra Brasil.
Entre os principais resultados obtidos com o projeto está a criação de um app móvel e desktop para registro digital da entrada e saída de pontos. Antes, os funcionários realizavam marcações com crachá físico, o que todos os meses gerava necessidade de correções manuais pelo gestor da área e o gerente de RH. Agora as informações estão digitalizadas no ERP da SAP.
“Com as novas aplicações, temos acesso a um relatório organizado, em que o gestor identifica com facilidade qualquer alteração e consegue orientar os funcionários por meio de alertas e instruções facilmente acessíveis, que resultam em zero pendências a serem resolvidas no final do mês”, explica Hussein Ali El Chab, gerente sênior de projetos da Vivo/Telefónica.
Segunda onda
Além da modernização do registro, a Tachyonix também ajudou a Vivo a digitalizar pedidos de reprogramação de férias, que podem ser feitos a partir de um smartphones ou tablets. “Conseguimos colocar 16 aplicativos no ar para a Vivo na segunda onda (MVP2) adicionalmente aos 27 da primeira versão. Usando a tecnologia desenvolvida com a solução da Tachyonix, o usuário reduz drasticamente a chance de erro humano”, diz Marcelo Korn, CEO e fundador da Tachyonix.
Desde o investimento feito pela Wayra, a Tachyonix cresceu cinco vezes o número de novos clientes, entre eles a Vivo.
“O mercado SAP é gigantesco em todo mundo. Por ser um produto complexo, o desafio de criar aplicativos de negócios e evoluir o produto para necessidades específicas requer um trabalho que passa por várias camadas, em diferentes softwares”, diz Korn.
Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!