Categories: Notícias

São 85% dos brasileiros que usam celular, mas apenas 30% usam internet móvel

O Brasil possui 143 milhões de usuários de celular, o equivalente a 85% dos brasileiros. O número é ligeiramente maior que os 84% registrados do ano anterior, de acordo com os dados da pesquisa TIC Domicílios 2013, realizada pelo NIC.br. É importante frisar, contudo, que apenas 31% disseram usar internet no celular, evidenciando o enorme potencial para a web móvel.

Esses números fazem sentido quando analisados qual o principal uso do aparelho. Enquanto 99% dos usuários o utilizam para fazer chamadas e 66% para enviar e receber mensagens SMS, as proporções das atividades que requerem conexão caem consideravelmente. São 33% os que usam para vídeo, 30% para redes sociais, 26% para compartilhar vídeos, textos e fotos, 25% para acessar e-mail e ainda 23% para baixar aplicativos.

Os dados mostram também a diferença entre a presença dos celulares em relação à presença de computadores e laptops. É a primeira vez que mais de 50% dos brasileiros possuem laptops e notebooks, diminuindo a diferença em relação ao desktop. Os computadores portáteis estão presentes em 57% das residências, 7 pontos percentuais acima do índice do ano anterior; enquanto os PCs de mesa estão em 63%, queda em relação aos 70% de 2012.

“Não significa que o número de desktop esteja caindo, mas sim a proporção. E podemos ver uma preferência para notebook e laptop. A portabilidade é uma tendência inegável”, esclarece Alexandre Barbosa, gerente do CETIC.br.

Outro indicador que evidencia isso é a presença dos tablets, que vem crescendo progressivamente. Em 2011, estavam em 2%, em 2012 passou para 4% e em 2013 a presença do dispositivo chegou a 12%.

Ao todo, são 27,2 milhões de domicílios com acesso à internet, ou 43% do total. Quando quebrado por classes sociais, fica evidente a disparidade entre as rendas – enquanto a classe A possui 98% de acesso a internet e a classe B possui 80%; as classes C e D/E possuem apenas 39% e 8%, respectivamente.

As regiões do país também refletem os indicadores socioeconômicos do país, mostrando a disparidade do país. Enquanto no Sudeste são 49% de domicílios sem acesso a internet, essa proporção sobe para 70% na região Nordeste e 74% na região Norte. Curiosamente, devido à concentração populacional no Sudeste, embora ela tenha o menor percentual de domicílios desconectados ela possui também o maior número absoluto de domicílios sem internet: 13,3 milhões.

Recent Posts

Coalizão Symbiosis: Big techs unem forças para impulsionar mercado de remoção de carbono

Em uma iniciativa inovadora para a ação climática, as gigantes da tecnologia Google, Meta, Microsoft…

14 horas ago

Pagamentos via Pix no exterior: Rendix tem o objetivo de expandir globalmente

A plataforma Rendix, que permite pagamentos via Pix em transações internacionais, está ganhando terreno na…

15 horas ago

DeepL anuncia aporte de US$ 300 mi para crescer internacionalmente

A DeepL, empresa alemã especialista em linguagem natural para IA, anunciou essa semana um investimento…

16 horas ago

Tecnologia de ponta falha na proteção contra roubos de carros Tesla

A segurança dos veículos Tesla, que adotaram recentemente a tecnologia de rádio de banda ultralarga,…

18 horas ago

CSPs estão otimistas sobre uso de IA em telecomunicações

Os provedores de serviços de comunicações (CSPs) estão otimistas com relação à inteligência artificial. Mais…

19 horas ago

Scarlett Johansson vs. OpenAI: A luta contra as réplicas digitais

A recente controvérsia envolvendo Scarlett Johansson e a OpenAI levantou uma questão importante sobre o…

20 horas ago