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Saber avaliar a concorrência ajuda sua empresa a se manter em alta

Para qualquer negócio, seja de grande ou pequeno porte, no formato online ou presencial, com foco B2B ou B2C, é importante estar de olho nos concorrentes e criar boas estratégias de gestão para fazer com que as vendas decolem.  

Um bom acompanhamento da concorrência pode auxiliar o negócio em diversos aspectos. Este recurso ajuda a saber quais são e como aproveitar as opções e oportunidades disponíveis, a lidar melhor com eventuais crises, tomar decisões mais assertivas com base em dados e, até mesmo, identificar quais são os pontos fortes e fracos da sua empresa quando comparada ao mercado. A partir dessas informações, melhorias podem ser adotadas com novas ações fortalecedoras e ideias inovadoras, as quais podem ser pensadas e colocadas em prática.  

Por isso, quem se mantém antenado sobre as tendências, faz análises e conta com uma boa base de dados, tem tudo para estar em alta no mercado. A informação é uma das mais importantes ferramentas nos dias de hoje, servindo como base na elaboração de estratégias e apoiando na melhoria dos processos, de forma a proporcionar a melhor experiência ao cliente, entre muitos outros pontos.  

Como avaliar a concorrência

A análise da concorrência pode ser baseada em três etapas. A primeira é o conhecimento de quem são os concorrentes. A segunda pode ser compreendida como o levantamento de algumas informações sobre eles, o que eles oferecem para o mercado, como eles se apresentam e se relacionam com o público, quais são os seus diferenciais, quais oportunidades aproveitam e muito mais. Já a terceira, é a própria análise, em que tais dados são usados para fazer uma comparação e promover melhorias para o negócio.  

Com isso, é possível partir para quais pontos considerar na análise final. Existem diversas ferramentas que podem ser utilizadas, como o SEMrush, o SimilarWeb e o Google Trends.  

Porém, o mais importante é saber: o que avaliar na concorrência

Para começar a explorar o universo da concorrência, atente-se a alguns fatores. A primeira ação a ser feita é a análise de quem são os concorrentes do negócio. Nesse caso são contabilizados tanto os diretos quanto os indiretos.  

Os concorrentes diretos são aqueles que oferecem o mesmo produto ou serviço para o mercado. Enquanto os indiretos são os que trabalham no mesmo nicho, mas não necessariamente com o mesmo produto ou serviço final.  

Então, outro ponto a se considerar é o tamanho do seu mercado. Uma marca que conhece a dimensão de seu setor de atuação, consegue identificar todas as oportunidades disponíveis para no fim utilizá-las e aumentar o seu potencial de venda. Ao analisar o que a concorrência faz para suprir as necessidades do mercado, atingir novos públicos ou onde peca nesse quesito, é possível alcançar cada vez mais pessoas. 

É importante considerar até mesmo a qualidade dos produtos ou serviços, o preço e o atendimento oferecidos pelos concorrentes. Além disso, saber quais são as impressões do próprio público e o que fala sobre as empresas. Assim, fica mais fácil identificar se a sua está em um patamar superior ou inferior, bem como quais são as melhorias necessárias.  

Observar como os concorrentes se posicionam nas redes sociais também pode ajudar a se apresentar nas plataformas e a entender como conversar com o público da melhor forma.  

Para se manter em alta no mercado, uma marca precisa cultivar um bom relacionamento e saber explorar as oportunidades disponíveis. Algumas ações, como um bom planejamento e uma boa análise da concorrência, são essenciais nesse quesito.   

Ser organizado em seus processos, olhar para fora, saber quais são as tendências, o comportamento do consumidor, identificar quais são os problemas ou pontos fortes, o que tem dado certo ou errado para os concorrentes, são apenas alguns pontos que auxiliam no crescimento de uma empresa.  

Tendo os dados e as informações da concorrência bem estruturados e discutidos, eles podem ajudar nas melhorias internas, na tomada de decisões mais assertivas, no melhor posicionamento no mercado, com o objetivo de fazer com que a sua marca se destaque no mercado.  

Marcel Farto, CEO da ONCLICK, é formado em Sistemas de Informação pela Unesp e possui MBA em Gestão Empresarial pela FGV. O executivo soma 20 anos de experiência no segmento de TI, numa trajetória que mescla empreendedorismo e gestão de negócios. Começou na ONCLICK em 2012 como Diretor de Desenvolvimento, assumindo a presidência em 2014. Antes, foi fundador e CEO da Commit Consulting. 

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