Rodrigo Silva, da Silimed, usa IA para revolucionar resultados de implantes de silicone

Projeto garante vitória de Rodrigo Silva como Executivo de TI de 2024 na categoria Indústria Farmacêutica

Author Photo
4:45 pm - 23 de outubro de 2024
Imagem: reprodução

Como conciliar interesses distintos em uma mesma carreira profissional? Rodrigo Silva, CIO da Silimed Healthcare, exemplifica essa trajetória ao aliar gestão em TI com o setor de saúde ao longo dos anos. “Sempre quis trabalhar nessa área. Passei pelo Aché e depois pela Amil [hoje UnitedHealth], tentando unir tecnologia e saúde. É um mercado que se destaca”, afirma o executivo em entrevista ao IT Forum.

Silva iniciou sua carreira na área de tecnologia aos 14 anos, em uma escola técnica, motivado pelas possibilidades criativas que a área oferecia. “No colégio, poderia ter feito administração, publicidade ou TI. Optei por tecnologia porque ela me dava ferramentas”, relembra.

A relação com o setor de saúde começou cedo. Ainda adolescente, Silva desenvolveu uma aplicação voltada ao ciclo menstrual, alimentada pelo histórico das usuárias. A ideia, considerada inviável na época, hoje é comum. “A tecnologia foi aprovada, mas disseram que a ideia não era boa. Atualmente, apps assim têm muitos downloads. Poderia ter lançado lá atrás”, comenta, rindo. “Mas ficou essa ideia de automatizar e simplificar a vida. Isso virou uma paixão.”

Leia também: César Santos, CIO da Claro, lidera unificação das vendas B2B e otimiza jornada empresarial

Quase 25 anos depois, Silva se tornou Executivo de TI do Ano 2024 na categoria Indústria Farmacêutica pelo prêmio IT Forum, com um projeto que utiliza inteligência artificial para melhorar a qualidade de vida das mulheres.

Planejamento cirúrgico com IA

O Previsão de Resultados, desenvolvido pela Silimed, utiliza inteligência artificial e visão computacional para fornecer uma prévia visual dos resultados de cirurgias de mama. A empresa, uma das maiores fabricantes de próteses no mundo, criou a ferramenta para apoiar médicos e pacientes no planejamento e compreensão das cirurgias.

O desenvolvimento do projeto levou dois anos, envolvendo reuniões com a área de pesquisa da empresa para identificar necessidades e oportunidades no mercado. A Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) foi contratada para oferecer suporte técnico e colaborar na fase de testes.

Convencer médicos a adotar a solução foi um desafio, como explica Silva: “Nosso segmento é parecido com o de venda de medicamentos. Não fazemos propaganda para o paciente, mas para o profissional médico, porque são eles os grandes decisores.” A empresa validou a ferramenta com especialistas, aproveitando a abertura de alguns profissionais ao uso de tecnologia.

“Não se trata apenas de estética. Muitas pacientes passaram por câncer de mama, por exemplo”, pontua Silva.

Além de melhorar a experiência de médicos e pacientes, o Previsão de Resultados também oferece segurança na gestão dos dados. As informações geradas pela aplicação são armazenadas em uma nuvem privada e não são compartilhadas com terceiros. “Ela foi totalmente desenhada para aderir à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). O médico tira as fotos da paciente, que ficam no nosso servidor, e todos assinam um termo de consentimento”, explica Silva.

Ele ressalta que a solução mitiga riscos comuns na prática médica: “São imagens que poderiam vazar do celular do médico, mas garantimos a segurança por meio do [app] Silimed Place.”

Silva destaca que a adoção da aplicação tem crescido entre médicos e aumentado a satisfação das pacientes. O próximo passo será aprimorar o processo de vendas da Silimed.

“Queremos melhorar a experiência desde o pedido até a entrega. É um mercado ansioso. A paciente quer marcar a cirurgia e programar as férias. Se a prótese não chega a tempo, é um problema”, conclui o CIO.

*Texto originalmente publicado na Revista IT Forum, disponível aqui.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias! 

Author Photo
Marcelo Gimenes Vieira

Jornalista com mais de 13 anos de experiência nos setores de TI, inovação, games, telecomunicações e saúde, sempre com um viés de negócios.

É fundador do The Gaming Era, primeiro portal brasileiro de notícias de negócios com foco no mercado de jogos eletrônicos, os games.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.