Rock in Rio lança chatbot no Facebook Messenger

O festival de música Rock in Rio, que será realizado nos próximos dois finais de semana, no Rio de Janeiro, lançou uma ferramenta de chatbot para interação com usuários por meio do Facebook Messenger. O “Roque”, como foi denominada a solução, busca aproximar os participantes do evento ao simular uma conversa real, em uma linguagem mais natural e familiar para quem quiser saber detalhes do festival. O projeto foi idealizado pela Outra Coisa e desenvolvido pela Take, na plataforma BLiP.

Além das informações e da possibilidade de explorar a nova Cidade do Rock, os usuários podem participar de um game e cumprir missões, como ajudar o guitarrista Slash a encontrar sua guitarra perdida na viagem para o Rock in Rio ou devolver a peruca da Lady Gaga para a apresentação no festival. Outra experiência interativa com o chatbot acontecerá em um estande especial durante o RiR. Uma câmera vai gerar um videoclipe personalizado do usuário, o qual será enviado para os participantes via chatbot.

Marcelo Gluz, sócio da Outra Coisa, comenta que idealizar o chatbot do Rock in Rio foi um grande desafio, devido à quantidade de informações que o Roque se prestaria a comunicar. “Além de criarmos uma personalidade e um tom de voz para esse robô, que tem como premissa simular a linguagem humana, desenvolvemos fluxos conversacionais específicos, conforme as necessidades e dúvidas mais comuns do público que irá ao festival”, explica. Segundo Gluz, quando se trata de chatbots existe sempre um objetivo em comum, que é estabelecer uma relação emocional com o usuário. “No caso deste projeto, fizemos isso através das missões, nas quais o Roque – com muita empatia – leva o usuário para um tour pelo universo Rock in Rio”, explica.

Recent Posts

Tecnologia apoia a comprovação do ROI de ações ESG

A comprovação do retorno sobre o investimento (ROI) de ações ESG é um dos principais…

14 horas ago

EXCLUSIVO: Procergs migra dados para a nuvem em caráter de urgência por risco de inundação no RS

Em resposta imediata a uma catástrofe natural, a Procergs, responsável pela gestão da tecnologia da…

15 horas ago

Arquiteturas híbridas de cloud: por que o tema voltou à tona?

Os resultados da pesquisa "Antes da TI, a Estratégia 2024", apresentados durante o IT Forum…

15 horas ago

GDM e Black & Decker: casos de uso com a IA generativa

Mais da metade (69%) das empresas brasileiras dizem já ter alguma iniciativa em IA tradicional…

1 dia ago

Tecnologia como protagonista em discussões de comitês empresariais

Entre os líderes de TI brasileiros, 77% têm a perspectiva de manter ou crescer o…

1 dia ago

Infraestrutura de TI também precisa evoluir para apoiar a sustentabilidade

Durante o IT Forum Trancoso, as discussões sobre sustentabilidade estão diretamente ligadas à evolução de…

1 dia ago