Rock in Rio lança chatbot no Facebook Messenger

Author Photo
11:46 am - 14 de setembro de 2017

O festival de música Rock in Rio, que será realizado nos próximos dois finais de semana, no Rio de Janeiro, lançou uma ferramenta de chatbot para interação com usuários por meio do Facebook Messenger. O “Roque”, como foi denominada a solução, busca aproximar os participantes do evento ao simular uma conversa real, em uma linguagem mais natural e familiar para quem quiser saber detalhes do festival. O projeto foi idealizado pela Outra Coisa e desenvolvido pela Take, na plataforma BLiP.

Além das informações e da possibilidade de explorar a nova Cidade do Rock, os usuários podem participar de um game e cumprir missões, como ajudar o guitarrista Slash a encontrar sua guitarra perdida na viagem para o Rock in Rio ou devolver a peruca da Lady Gaga para a apresentação no festival. Outra experiência interativa com o chatbot acontecerá em um estande especial durante o RiR. Uma câmera vai gerar um videoclipe personalizado do usuário, o qual será enviado para os participantes via chatbot.

Marcelo Gluz, sócio da Outra Coisa, comenta que idealizar o chatbot do Rock in Rio foi um grande desafio, devido à quantidade de informações que o Roque se prestaria a comunicar. “Além de criarmos uma personalidade e um tom de voz para esse robô, que tem como premissa simular a linguagem humana, desenvolvemos fluxos conversacionais específicos, conforme as necessidades e dúvidas mais comuns do público que irá ao festival”, explica. Segundo Gluz, quando se trata de chatbots existe sempre um objetivo em comum, que é estabelecer uma relação emocional com o usuário. “No caso deste projeto, fizemos isso através das missões, nas quais o Roque – com muita empatia – leva o usuário para um tour pelo universo Rock in Rio”, explica.

chatbot rock in rio

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.