RNI reestrutura ambientes de TI e nuvem e economiza 30%

Estratégia implementada em parceria com a SGA foi concluída em cinco meses, 20% antes do previsto

Author Photo
3:10 pm - 28 de fevereiro de 2024
segurança na nuvem Imagem: Shutterstock

A construtora e incorporadora RNI, do Grupo Rodobens, estava diante de um desafio: reestruturar ambientes de tecnologia da informação e modernizar infraestruturas de cloud e dados. Para ajudá-los no desafio, a SGA, empresa do grupo FCamara especializada em infraestrutura de TI e dados, implementou um projeto de migração que trouxe ganhos de eficiência, autonomia operacional e custos.

O projeto de migração de ambientes em nuvem foi concluído em cinco meses, 20% antes do tempo previsto, diz a SGA. Além disso, a empresa conseguiu alcançar condições comerciais mais vantajosas e economizar 30% no orçamento destinado a licenciamento.

“O prazo era desafiador para a segregação de ativos de infraestrutura, pois envolviam mais de 570 usuários distribuídos pelo Brasil, muitos deles operando remotamente. Com isso, era crucial que a migração não impactasse no dia a dia da empresa, meta que alcançamos com uma redução de tempo expressiva”, conta Danillo Sassoli, analista de tecnologia sênior da RNI.

Leia também: inventCloud: estratégia multicloud pauta nova fase de crescimento da empresa

A partir do diagnóstico inicial, foi implementada uma jornada com etapas, que permitiu a realização do processo antes do previsto e sem prejudicar atividades cotidianas da empresa. “Após a transição bem-sucedida, a SGA assumiu a sustentação dos ambientes críticos da RNI, abrangendo áreas cruciais como nuvem, produtividade, dados e segurança da informação, o que perdura até hoje”, explica Armindo Sgorlon, CEO da SGA.

Quatro fases

O projeto foi executado em quatro fases. Primeiro um estudo, para o entendimento do escopo do problema; depois planejamento, onde foram levantadas as prioridades, prazos e definição de metas; execução, contando com a criação de landing zone no ambiente de destino e início da migração dos workloads; e finalização, onde acontece a migração dos workloads, validação, ambientes com pilotos e testes reais de usuários, além de cutover (documento que descreve como a organização migrará do estado atual para o novo).

O projeto também gerou maior visibilidade de dados por plataforma, diz a SGA, trazendo insights e agilidade na gestão dos ambientes em nuvem. A implementação de estratégias de gestão da segurança no ambiente da RNI foi importante, diz a empresa, para aumentar a eficiência a partir da otimização e modernização de recursos de infraestrutura e licenciamento.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias! 

Author Photo
Redação

A redação contempla textos de caráter informativo produzidos pela equipe de jornalistas do IT Forum.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.