Receita da Algar Telecom cresce 11% em 2020

Crescimento é resultado de aceleração nos segmentos B2B e B2C

Author Photo
10:32 am - 04 de março de 2021

A Algar Telecom, empresa de telecomunicações e TI do Grupo Algar, divulgou nesta quarta-feira (03) seus resultados financeiros do quarto trimestre e do consolidado de 2020.

No acumulado do ano, a receita líquida foi de R$2,35 bilhões, um crescimento de 11% em relação ao ano anterior. O crescimento é resultado de uma aceleração em ambos os segmentos de atuação da companhia, B2B (+13%) e B2C (+8%).

Excluindo efeitos pontuais, o lucro da companhia passou de R$ 194 milhões em 2019 para R$ 210 milhões, um crescimento de 9%. Pela primeira vez, o Ebitda consolidado superou R$ 1 bilhão, aumento de 6%, e a margem Ebitda alcançou 44%.

A vertical B2B fechou o ano representando 61% das receitas totais da Algar Telecom. A receita líquida total da divisão em 2020 foi de R$ 1,42 bilhão, incluindo um aumento de 43% nas receitas de TIC.

Leia também: Algar Tech cresce 28% no mercado latino-americano em 2020

Receitas de dados subiram 7%, enquanto as receitas de voz tiveram queda de 3%. O número total de clientes B2B, por sua vez, subiu 25%, puxado principalmente pela aceleração do MPE.

No varejo, a empresa teve receita líquida de R$ 929 milhões, alta de 8% propiciada sobretudo pelo aumento do número de conexões banda larga sobre fibra durante todo o período.

As receitas de banda larga avançaram 16%, totalizando R$ 454 milhões, e já são 49% das receitas do B2C. O número de clientes banda larga sobre fibra cresceu 33%, alcançando 75% das conexões do varejo.

Os investimentos realizados na expansão da rede de fibra óptica nos últimos anos resultaram em 755 mil domicílios passados no final do quarto trimestre de 2020 e 415 mil domicílios conectados, aumento de 32% em relação ao mesmo período do ano anterior. Nas maiores cidades em que a Algar Telecom atua no B2C, o total de domicílios passados já supera 90%.

“A empresa vem mantendo geração de caixa robusta e consistente, mesmo em um cenário econômico adverso. Em 2021, além da ativação de novos clientes, retomaremos a expansão das redes para novas regiões geográficas e áreas adjacentes. Continuamos confiantes quanto ao futuro dos negócios e bem posicionados para conquistar novos mercados e aproveitar eventuais oportunidades estratégicas que se apresentem neste ano. Como já é parte do nosso DNA, também seguiremos colocando como prioridade os programas de inovação, o relacionamento próximo e a adoção das melhores práticas de ESG”, comenta Tulio Abi-Saber, vice-presidente de finanças, relações com investidores e jurídico da Algar Telecom.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.