RD Station aposta em personalização: ‘Jornada única para cada cliente, muito além da tecnologia’, diz CEO
Empresa vive momento de expansão, explorando novas áreas além da tradicional automação de marketing, como e-commerce e vendas
Visivelmente empolgado com a proximidade do RD Summit, Juliano Tubino, CEO da RD Station, me recebeu no escritório da Totvs, em São Paulo, da qual a RD faz parte. Em um dos andares reservados para o almoço dos altos executivos, conversamos sobre os próximos passos da RD, que está se preparando para o grande RD SummitJ, programado para os dias 6 a 8 de novembro, na capital paulista, pelo segundo ano consecutivo – desde 2013, o encontro acontecia em Florianópolis.
Segundo ele mesmo define, o evento é mais do que um marco no calendário da empresa – é uma celebração do crescimento acelerado da RD e da sua expansão para novas áreas além da tradicional automação de marketing, como e-commerce e vendas.
Tubino ressalta que o RD Summit é o grande reflexo do ano para a empresa, sendo, de fato, a meca dos profissionais de marketing. “Estamos em plena expansão, ampliando nossa atuação em marketing, e-commerce e firmando parcerias estratégicas”, explicou.
Com foco em ir além da automação de vendas, os resultados já refletem essa estratégia. Em menos de um ano, a RD Station se tornou relevante na frente de e-commerce na América Latina, tanto em termos de receita quanto de participação de mercado. “Vimos uma convergência clara entre categorias como ERP, CRM e marketing. E o que diferencia a RD é nossa capacidade de integrar tudo isso em uma jornada coesa para nossos clientes. Acreditamos muito em uma jornada específica para cada um, indo muito além de tecnologia”, destacou Tubino.
No coração da sua tecnologia, a empresa segue investindo fortemente em novas tecnologias, como inteligência artificial (IA), para personalizar a experiência do usuário. “Queremos que todos usem IA sem nem perceber que estão usando”, afirmou Tubino, referindo-se ao lançamento de uma solução que traz integração nativa com plataformas como o Shopify e transforma a experiência de e-commerce com personalização por meio de linguagem natural.
Um dos pontos mais promissores, segundo Tubino, é o uso da IA para replicar a experiência de um vendedor presencial em um ambiente digital. “No e-commerce, estamos testando um sistema que atua como um personal shopper, utilizando dados de campanhas e produtos para criar uma experiência personalizada para cada cliente. É como ter o melhor vendedor ao seu lado, o tempo todo”, explicou.
RD Station: integração de marketing, vendas e e-commerce
A integração entre marketing, vendas e e-commerce é o grande diferencial da RD Station, reitera ele. Tubino compartilhou que a empresa está prestes a anunciar grandes novidades no palco do RD Summit, como o comando de CRM via WhatsApp, simplificando o omnichannel e proporcionando uma experiência mais fluida para os clientes. “Cada cliente tem um processo e segmentação únicos, o que traz desafios para a integração, mas estamos avançando de forma sólida”, afirmou.
Outro destaque é o novo programa de agências, que foi implementado em maio deste ano. “Criamos um ecossistema com mais de 2,1 mil agências que desenvolveram seus negócios com base nas nossas soluções. Agora, elas também estão incentivadas a vender nossas novas ofertas de e-commerce e vendas”, revelou Tubino.
Em meio a esse crescimento, Tubino ressaltou que a RD Station, mesmo como parte de uma empresa de capital aberto, encara o seu maior competidor como ela mesma. “Estamos experimentando um crescimento acelerado, com áreas que estão crescendo a três dígitos. O maior desafio é manter esse ritmo sustentável”, disse ele.
Com mais de 50 mil clientes, a RD Station vive um momento de expansão e otimismo, especialmente com o crescente mercado de e-commerce B2B. “Nosso foco agora é evoluir a integração de produtos por jornada e continuar investindo em educação para garantir que nossos clientes tirem o máximo proveito das nossas soluções”, concluiu Tubino, acrescentando que o futuro da RD Station promete ser grandioso, com a combinação de inovação tecnológica, expansão de ecossistemas e um compromisso com a educação da comunidade de marketing e o crescimento sustentável.
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