Queda das ações de chips asiáticas reflete medo de recessão e impacto da Nvidia

A queda acentuada das ações da Nvidia reverbera no mercado asiático, intensificando os temores de desaceleração econômica

Author Photo
10:30 am - 05 de setembro de 2024
Imagem: Shutterstock

As ações das principais empresas asiáticas de chips sofreram uma queda acentuada nesta quarta-feira (04), refletindo a crise enfrentada pela Nvidia e renovando os temores de uma desaceleração econômica global. A recente queda de 9,5% nas ações da Nvidia na terça-feira, que apagou US$ 278,9 bilhões de seu valor de mercado, teve um impacto significativo no setor, segundo dados do Dow Jones Market Data.

A situação foi agravada pela divulgação de dados que apontaram para uma persistente fraqueza na demanda das fábricas nos EUA, alimentando preocupações sobre a saúde da economia norte-americana e o risco de um efeito dominó sobre a economia global. Este cenário gerou um impacto negativo imediato na cadeia de valor global dos chips, que inclui empresas asiáticas cruciais para a produção de semicondutores.

Leia também: SAP aposta em modernização de sistemas com Business Technology Platform e IA 

Entre os afetados, a Taiwan Semiconductor Manufacturing, a maior fundição de chips do mundo e principal fabricante contratada da Nvidia, viu suas ações caírem 4,7% nas negociações de Taipei. A Foxconn Technology Group, responsável pela construção de servidores de inteligência artificial para a Nvidia, também registrou uma queda de 2,7%, pressionando o índice Taiex de Taiwan a uma perda de 3,9%.

Na Coreia do Sul, a SK Hynix, fornecedora chave de produtos de memória de alta largura de banda para os aceleradores de IA da Nvidia, viu suas ações desvalorizarem-se em 7,6%, subdesempenhando o benchmark Kospi, que caiu 2,9%. A Samsung Electronics, maior fabricante de chips de memória do mundo, caiu 3,3%, refletindo sua posição relativamente mais fraca em comparação à SK Hynix na cadeia global de fornecimento de HBM para a Nvidia.

No Japão, a Tokyo Electron, fabricante de equipamentos semicondutores, viu suas ações caírem 7,6%, enquanto a Advantest, produtora de ferramentas de teste de chips, registrou uma queda de 6,9%. O índice Nikkei, por sua vez, caiu mais de 3% em resposta.

Os gigantes chineses do setor, como a Semiconductor Manufacturing International Corp. e a Hua Hong Semiconductor, listados em Hong Kong, enfrentaram perdas mais moderadas, com desvalorizações de 1,7% e 2,15%, respectivamente. Esse impacto mais contido é atribuído ao menor envolvimento dessas empresas com a tecnologia avançada de chips de IA.

De acordo com Yeap Jun Rong, estrategista de mercado da IG, a alta performance das ações de chips asiáticas desde o início do ano, impulsionada pelo entusiasmo com a IA, pode ter tornado os preços mais vulneráveis a quedas acentuadas, amplificando os efeitos de qualquer venda.

O foco agora se volta para o relatório mensal de empregos dos EUA, que será divulgado na sexta-feira e poderá influenciar as expectativas em relação ao ritmo e à magnitude dos cortes nas taxas de juros pelo Federal Reserve.

Além disso, os analistas indicam que o boom da indústria de IA pode estar desacelerando, embora ainda haja otimismo sobre o crescimento futuro, como destacado pelo analista da Morningstar, Phelix Lee. Segundo Lee, apesar das preocupações atuais, o otimismo persiste em relação ao potencial de crescimento das ações de tecnologia no futuro.

*Com informações do The Wall Street Journal

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Author Photo
Redação

A redação contempla textos de caráter informativo produzidos pela equipe de jornalistas do IT Forum.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.