Notícias

Quase 60% das empresas sofreram violações de segurança nos últimos três anos

Aproximadamente 57% das empresas analisadas por um estudo da Bitdefender, empresa romena de segurança digital, informaram terem sido vítima de ataques hacker contra seus sistemas cibernéticos entre 2017 e 2019. Para a pesquisa “Hacked Off!”, a empresa entrevistou mais de 6 mil profissionais de segurança de todo o mundo. O estudo está disponível em inglês, pelo link.

O levantamento revelou também que, mesmo muitas empresas alegando não terem detectado tentativas de invasão, isso não significa que elas estejam seguras: 36% delas admitem que poderiam ter sido, ou que ainda continuam sendo vítimas de ataques cibernéticos, mesmo sem perceber.

Além disso, 78% das empresas consideram a rapidez da reação como diferencial estratégico de segurança. No entanto, apenas 34% das empresas se dizem aptas a identificar ataques num prazo de até 24 horas. Outras 28% levam até sete dias, 16% podem levar até um mês, 9% podem demorar até seis meses, 3% até um ano e 1% pode levar mais de um ano para descobrir o ataque.

Com relação aos tipos de ataque analisados, a maioria aponta o phishing como a tática mais empregada contra empresas, uma taxa de 36%. Infecções por Trojans e Ransomware dividem quase a mesma porcentagem, sendo 29% e 28% respectivamente. Além disso, 24% das empresas acusam ter sofrido ataques de DDoS, 22% em redes sociais e 20% apontam ataques por múltiplos vetores (APTs).

Setores mais procurados por cibercriminosos

O estudo se preocupou também em identificar quais setores das empresas são os mais procurados por cibercriminosos, sendo o financeiro, a área que mais sofreu violação nos últimos 3 anos, com uma taxa de 19%, seguida pelo administrativo com 15% e o marketing com 14%.

Só no ano de 2019, a maior parte dos ataques, 14%, foi originada de fatores externos, como malwares ou prestadores de serviços terceirizados. A empresa informa que esse número, no entanto, cresce com o passar dos anos, em 2017, por exemplo era de apenas 12%.

Eduardo D’Antona, coutry partner da Bitdefender acredita que apesar de o número de ataques ainda ser alto, as organizações estão ficando mais responsivas na detecção e mitigação dos riscos.

“Com todas as limitações de orçamento e com a sofisticação dos ataques, nosso conselho é focar nas áreas críticas de melhoria. Soluções de última geração já estão acessíveis para todo tipo de empresa, desde as pequenas até as grandes. As ferramentas de detecção e resposta a incidentes atingiram uma base de custo compatível e já são aclamadas por 7 de cada 10 profissionais que responderam a pesquisa”, afirma o executivo.

Recent Posts

Lucila Orsini assume diretoria de TI Brasil da Nutrien

A Nutrien Soluções Agrícolas, multinacional canadense de varejo agrícola, anunciou a nomeação de Lucila Orsini…

23 horas ago

Huawei domina mercado chinês enquanto Apple enfrenta queda nas vendas

As vendas de smartphones da Huawei estão em ascensão na China, registrando um crescimento de…

1 dia ago

Empresas ainda não estão preparadas para implementar plenamente a IA, segundo pesquisa

Uma pesquisa conduzida pela Lenovo Group revelou que, embora a Inteligência Artificial (IA) seja considerada…

1 dia ago

12 oportunidades de ingressar na área de tecnologia

Semanalmente, o IT Forum seleciona as principais oportunidades para aqueles que buscam aprofundar seus conhecimentos…

1 dia ago

IBM adquire HashiCorp por US$ 6,4 bi para fortalecer presença na nuvem híbrida

A IBM anunciou a aquisição da HashiCorp por US$ 6,4 bilhões como parte de sua…

1 dia ago

Novos executivos da semana: Hotmart, Dfense Security, InDrive e mais

O IT Forum traz, semanalmente, os novos executivos e os principais anúncios de contratações, promoções e…

1 dia ago