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Quando um provedor de nuvem desativa um serviço em uso. O que fazer?

Ao longo dos anos, alguns amigos e clientes me procuraram, descontentes com a remoção de alguns serviços de nuvem pública, seja de um provedor de nuvem de marca ou de jogadores secundários. Às vezes, nuvens inteiras eram fechadas.

Os provedores de nuvem normalmente avisam com bastante antecedência (às vezes, anos), chamando o serviço de “legado” ou “clássico” por um tempo. Eles terão uma ferramenta de migração e procedimentos para mudar para outros serviços semelhantes, às vezes para concorrentes. Em alguns casos, eles pagarão por consultores para fazer isso por você.

Como CTO em tecnologia por muitos anos, também tive que descontinuar partes ou todas as tecnologias que vendíamos. Isso significava remover o suporte e, eventualmente, tornar a tecnologia não mais viável para o cliente. Novamente, isso foi feito com bastante antecedência, fornecendo ferramentas de migração e até mesmo financiamento para fazer a mudança para soluções mais modernas e provavelmente melhores.

Os clientes observaram de perto a maneira como isso era feito e o número de vezes que eu cancelei coisas em um ano. Na verdade, os fornecedores de tecnologia muitas vezes estragavam tudo e faziam inimigos rápidos com os clientes, e eu vi isso acender problemas de Relações Públicas que muitas vezes levavam a uma venda rápida da empresa.

A computação em nuvem, embora forneça um modelo de consumo diferente, lida com os mesmos problemas. No entanto, a tecnologia de nuvem não existe em seu data center e, quando for removida, você não terá a opção de mantê-la funcionando sem suporte.

Durante a normalização do mercado de computação em nuvem há vários anos, serviços e provedores de nuvem inteiros foram removidos ou amplamente alterados com frequência – às vezes com pouco ou nenhum aviso do provedor – e os aplicativos pararam de ter dependências nesses serviços. Felizmente, a maioria das empresas tinha cargas de trabalho não essenciais na nuvem naquela época, mas hoje não é mais o caso.

Há uma responsabilidade compartilhada aqui. Os provedores de nuvem são obrigados a fornecer serviços em nuvem de forma confiável, bem como melhorar esses serviços conforme exigido pelas necessidades do cliente. Eles também são obrigados a se comunicar com seus clientes, inclusive informando-os quando os serviços são alterados ou removidos.

Os usuários da nuvem, por sua vez, são responsáveis ​​por acompanhar as informações enviadas por seus provedores de nuvem, atentando para mudanças que possam afetar um aplicativo que dependa de um serviço de nuvem. Felizmente, a maioria dessas alterações são compatíveis com versões anteriores e podem não forçar alterações nos aplicativos que as utilizam.

Remover serviços é muito raro atualmente. Se os provedores de nuvem fizessem tanto que seus clientes e pessoas como eu notassem, eles encontrariam usuários da nuvem votando com os pés. Isso é bastante consistente com a forma como a tecnologia era suportada no passado, seja no data center ou na nuvem. Os padrões são praticamente os mesmos.

Portanto, o planejamento de mudanças ou remoção de serviços de tecnologia, nuvem ou não, é o mesmo. Isso inclui entender o que e quando as mudanças precisam ser feitas. Como eles devem ser testados e aceitos? Além disso, quais melhorias você pode aproveitar?

Não se preocupe quando os serviços forem desativados. Já estamos há mais de 10 anos nisso, e muitos serviços de nuvem pública devem ser atualizados, substituídos ou melhorados. Isso beneficia ambos os lados. Você obtém serviços atualizados. Os provedores de nuvem podem mover recursos para fins mais produtivos. Esta é apenas uma parte normal das operações em nuvem.

 

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