Mais lidas
1

Inovação

Potencial B2B do 5G também passa pelas mãos de consumidores, avaliam operadoras

2

Negócios

78% das crianças e dos adolescentes que têm internet acessam redes sociais no Brasil

3

Liderança

Nuvemshop: crescimento no Brasil baliza estratégia para toda América Latina

Inscreva-se na nossa Newsletter

Fique ligado!

Obtenha os mais recentes artigos e atualizações de tecnologia que você precisa saber, você ainda receberá recomendações especiais semanais.

News

E-mail Cadastrado com sucesso! 😄

IT Forum
Fóruns
Notícias
Colunas
Estudos
Vídeos
Podcasts
HIT - Materiais Gratuitos
Newsletter IT Mídia
IT Mídia

3 momentos
no ano

Visite o site
post

IT Forum Ibirapuera

Redescoberta Criativa no maior parque do Brasil.
post

IT Forum Trancoso

Saiba tudo sobre liderança no mercado de TI
post

IT Forum Itaqui

Saiba tudo sobre liderança no mercado de TI

Edições anteriores

Veja todas as edições
(Em breve)

TODAS

Mais recentes

As últimas no IT Fórum

CATEGORIAS
Especiais

Especiais

Artigos exclusivos
produzidos pelo IT Fórum

Liderança

Liderança

Saiba tudo sobre liderança
no mercado de TI

Carreira

Carreira

Notícias para impulsionar
sua carreira

Negócios

Negócios

Grandes empresas,
startups, franquias e mais

Tendências

Tendências

Descubra o que está em
alta em TI

DA REDE

ComputerWorld

O porta-voz do mercado de
tecnologia.

CIO

Gestão, estratégias e
negócios em TI.

Estudos

Estudos destinados a TI e ao mercado

Executivo de TI

CIOs e executivos da indústria de TI que tiveram iniciativas
de destaque.

Antes da TI

Pesquisa com objetivo de
ajudar na tomada de decisões em TI.

As 100+ Inovadoras

Inovação nas maiores empresas do país.

Página de estudos

Veja todos os estudos

IT Forum
  • Home
  • Fóruns
  • 3 momentos
    no ano

    Visite o site
    post

    IT Forum Ibirapuera

    post

    IT Forum Trancoso

    post

    IT Forum Itaqui

  • Notícias
    • Especiais Especiais
    • Liderança Liderança
    • Carreira Carreira
    • Negócios Negócios
    • Tendências Tendências
    • Ver todas as Mais recentes
    • Brandchannels
    • Brandspaces
  • Colunas
  • Estudos
  • Estudos destinados a TI e ao mercado
    • Executivo de TI
    • Antes da TI
    • As 100+ Inovadoras
  • Vídeos
  • Podcasts
  • HiT - Materiais Gratuitos
  • Anuncie
    Envie Seu Release
    Fale Conosco
    Revistas
    Newsletter
    IT Forum IT Forum IT Forum IT Forum
X
CONTEÚDO ORIGINAL
Agora os conteúdos da CIO estão no IT Forum! Para saber mais clique aqui
  • Home >  
  • Notícias >
  •  CIO

Quando um provedor de nuvem desativa um serviço em uso. O que fazer?

Pode soar uma traição, mas provedores às vezes precisam encerrar os serviços. Veja como planejar e até mesmo encontrar uma oportunidade de melhorar

David Linthicum
18:08 pm - 27 de agosto de 2021
Shutterstock

Ao longo dos anos, alguns amigos e clientes me procuraram, descontentes com a remoção de alguns serviços de nuvem pública, seja de um provedor de nuvem de marca ou de jogadores secundários. Às vezes, nuvens inteiras eram fechadas.

Os provedores de nuvem normalmente avisam com bastante antecedência (às vezes, anos), chamando o serviço de “legado” ou “clássico” por um tempo. Eles terão uma ferramenta de migração e procedimentos para mudar para outros serviços semelhantes, às vezes para concorrentes. Em alguns casos, eles pagarão por consultores para fazer isso por você.

Como CTO em tecnologia por muitos anos, também tive que descontinuar partes ou todas as tecnologias que vendíamos. Isso significava remover o suporte e, eventualmente, tornar a tecnologia não mais viável para o cliente. Novamente, isso foi feito com bastante antecedência, fornecendo ferramentas de migração e até mesmo financiamento para fazer a mudança para soluções mais modernas e provavelmente melhores.

Os clientes observaram de perto a maneira como isso era feito e o número de vezes que eu cancelei coisas em um ano. Na verdade, os fornecedores de tecnologia muitas vezes estragavam tudo e faziam inimigos rápidos com os clientes, e eu vi isso acender problemas de Relações Públicas que muitas vezes levavam a uma venda rápida da empresa.

A computação em nuvem, embora forneça um modelo de consumo diferente, lida com os mesmos problemas. No entanto, a tecnologia de nuvem não existe em seu data center e, quando for removida, você não terá a opção de mantê-la funcionando sem suporte.

Durante a normalização do mercado de computação em nuvem há vários anos, serviços e provedores de nuvem inteiros foram removidos ou amplamente alterados com frequência – às vezes com pouco ou nenhum aviso do provedor – e os aplicativos pararam de ter dependências nesses serviços. Felizmente, a maioria das empresas tinha cargas de trabalho não essenciais na nuvem naquela época, mas hoje não é mais o caso.

Há uma responsabilidade compartilhada aqui. Os provedores de nuvem são obrigados a fornecer serviços em nuvem de forma confiável, bem como melhorar esses serviços conforme exigido pelas necessidades do cliente. Eles também são obrigados a se comunicar com seus clientes, inclusive informando-os quando os serviços são alterados ou removidos.

Os usuários da nuvem, por sua vez, são responsáveis ​​por acompanhar as informações enviadas por seus provedores de nuvem, atentando para mudanças que possam afetar um aplicativo que dependa de um serviço de nuvem. Felizmente, a maioria dessas alterações são compatíveis com versões anteriores e podem não forçar alterações nos aplicativos que as utilizam.

Remover serviços é muito raro atualmente. Se os provedores de nuvem fizessem tanto que seus clientes e pessoas como eu notassem, eles encontrariam usuários da nuvem votando com os pés. Isso é bastante consistente com a forma como a tecnologia era suportada no passado, seja no data center ou na nuvem. Os padrões são praticamente os mesmos.

Portanto, o planejamento de mudanças ou remoção de serviços de tecnologia, nuvem ou não, é o mesmo. Isso inclui entender o que e quando as mudanças precisam ser feitas. Como eles devem ser testados e aceitos? Além disso, quais melhorias você pode aproveitar?

Não se preocupe quando os serviços forem desativados. Já estamos há mais de 10 anos nisso, e muitos serviços de nuvem pública devem ser atualizados, substituídos ou melhorados. Isso beneficia ambos os lados. Você obtém serviços atualizados. Os provedores de nuvem podem mover recursos para fins mais produtivos. Esta é apenas uma parte normal das operações em nuvem.

 

Tags:
nuvem pública
Brand Post por EXBIZ

Pesquisa: digitalização muda perfil de consumo de serviços financeiros

Estudo divulgado pela Akamai mostra um novo perfil de cliente, que busca experiências digitais mais completas

Em alta

Inovação

Potencial B2B do 5G também passa pelas mãos de consumidores, avaliam operadoras
Em alta

Negócios

78% das crianças e dos adolescentes que têm internet acessam redes sociais no Brasil
Em alta

Liderança

Nuvemshop: crescimento no Brasil baliza estratégia para toda América Latina
Load more
IT Forum

FÓRUNS

Todos os FórunsIT Forum IbirapueraIT Forum TrancosoIT Forum Itaqui

NOTÍCIAS

Mais recentesLiderançaCarreiraNegóciosTendências

COLUNAS

ESTUDOS

Executivo de TIAntes da TIAs 100+ Inovadoras

VÍDEOS

PODCASTS

HIT

Anuncie
Envie Seu Release
Fale Conosco
Revistas
Newsletter
IT Forum
Política de PrivacidadeTermos de Uso

© Copyright IT MÍDIA - Todos os direitos reservados

Política de PrivacidadeTermos de Uso

© Copyright IT MÍDIA - Todos os direitos reservados