Notícias

Proteção de dados é um projeto sem data para o fim

Apesar da importância da proteção de dados para as companhias parecer ser algo perene, Marcio Guerra, cofundador e diretor de marketing e inovação da MD2 Consultoria, acredita que esse ainda é um mercado grande, onde se discute os benefícios e consequências do uso de informações e da proteção de dados.

“Há a nova visão de ter uma regulação, ter leis para gerir tudo isso. Isso é parte de um mercado que está em ascensão. Além disso, as tecnologias estão avançando cada vez mais, mostrando essa tendência”, diz ele em entrevista ao IT Forum.

Por isso, afirma o executivo, a consultoria tem muita expectativa e busca se posicionar. A LGPD, por exemplo, ainda é uma lei que está se tornando sólida. “As empresas passaram a olhar para a proteção de dados dentro de suas estratégias, como necessidade. Se não for pelo lado do valor para evitar multas, será pelo desgaste da reputação das empresas.”

Ainda assim, Márcio acredita que não é toda a população que entende a importância da proteção de dados. Segundo ele, há parte que detém esse conhecimento e briga por isso, mas ainda há aqueles desinformados. “Vai demorar um tempo para chegar às pessoas. As empresas que têm um nome a zelar, têm investidores, não podem perder tempo, eles já estão em compliance e estão evoluindo. É um projeto que começa, mas não tem data de fim, porque está em aprimoramento e em evolução.”

Leia mais: relevanC impulsiona marketing personalizado com inteligência de dados

Ao ser questionado sobre como as empresas podem começar, ele frisa a importância de separar os tipos de companhias. Ao falar das grandes, todas estão com projetos. Já as médias empresas já apresentam iniciativas internas e de terceiros propondo serviços.

“Quando vamos para o mundo de pequenas e micros, já é mais complexo. É preciso nomear um responsável, ter um patrocinador forte (dono, sócio, alguém com um comando), encontrar no mercado uma solução para fazer essa adaptação de realidade, pessoas que entendem do negócio e consigam traduzir a necessidade da lei com o que tem de informação e desenhar todos os processos e gerir para ter uma resposta mais rápida”, alerta Márcio.

Entre as principais tendências de mercado, o cofundador da MD2 diz que, quanto mais dados tiver para governar, mais existirá proteção – chamará mais atenção para o mercado e aumentarão as tentativas de ataques. “As empresas precisarão ter um cuidado muito específico e investimento para não sofrer com as consequências.”

No âmbito da privacidade de dados, os usuários não vão querer se relacionar com uma empresa que não trate bem a informação. “Se você observar que essa companhia não tem cuidado, divulga seu CPF, vai começar a olhar de forma diferente”, afirma.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Recent Posts

Tecnologia apoia a comprovação do ROI de ações ESG

A comprovação do retorno sobre o investimento (ROI) de ações ESG é um dos principais…

2 horas ago

EXCLUSIVO: Procergs migra dados para a nuvem em caráter de urgência por risco de inundação no RS

Em resposta imediata a uma catástrofe natural, a Procergs, responsável pela gestão da tecnologia da…

3 horas ago

Arquiteturas híbridas de cloud: por que o tema voltou à tona?

Os resultados da pesquisa "Antes da TI, a Estratégia 2024", apresentados durante o IT Forum…

4 horas ago

GDM e Black & Decker: casos de uso com a IA generativa

Mais da metade (69%) das empresas brasileiras dizem já ter alguma iniciativa em IA tradicional…

20 horas ago

Tecnologia como protagonista em discussões de comitês empresariais

Entre os líderes de TI brasileiros, 77% têm a perspectiva de manter ou crescer o…

22 horas ago

Infraestrutura de TI também precisa evoluir para apoiar a sustentabilidade

Durante o IT Forum Trancoso, as discussões sobre sustentabilidade estão diretamente ligadas à evolução de…

1 dia ago