Principais habilidades que serão demandadas para devs em 2025

Com a crescente demanda por IA, automação e machine learning, devs devem focar em habilidades tecnológicas específicas

Author Photo
3:45 pm - 28 de novembro de 2024
Imagem: Shutterstock

O mercado de trabalho enfrenta uma escassez persistente de talentos ao mesmo tempo em que a demanda por profissionais em áreas específica salta exponencialmente.

Um estudo recente do Indeed mostrou que, nos últimos 12 meses, vagas de emprego que mencionam inteligência artificial generativa (IA Gen) aumentaram consideravelmente em diversos países europeus e nos Estados Unidos.

Na Alemanha, por exemplo, houve um crescimento de 3,9 vezes no número de vagas que exigem habilidades relacionadas a IA; na França, o aumento foi de 6,8 vezes; e na Irlanda, de 4,6 vezes.

Estas tendências não surgem de maneira isolada. O relatório do Indeed afirma que “análise de dados é o setor em que a IA Gen é mais mencionada nas descrições de vagas de emprego”, sendo também destacada na área de desenvolvimento de software.

Outra pesquisa, conduzida pela BairesDev, é especialmente interessante para desenvolvedores que pretendem se recolocar no mercado em 2025. A empresa investigou mais de 500 companhias para entender quais são as habilidades mais solicitadas pelos clientes.

O estudo identificou que o machine learning foi a habilidade com maior crescimento na demanda, registrando uma taxa de crescimento de 383%, seguido por Angular, Flutter, Kotlin e Terraform.

O aumento no interesse por IA também está impulsionando a necessidade de habilidades técnicas fundamentais para criar plataformas e aplicações de IA. Estas habilidades incluem tecnologias como React, .NET, Python, Node e Java. O relatório também destaca um crescimento de 77% na demanda por habilidades relacionadas a infraestrutura de dados.

Justice Erolin, CTO da BairesDev, observa ao The Next Web que o crescimento na procura por especialistas em infraestrutura de dados tem sido constante nos últimos cinco anos. Segundo ele, “se a IA é uma corrida pelo ouro e você é um desenvolvedor, talvez seja melhor vender as picaretas”.

Neste caso, as “picaretas” são as habilidades relacionadas à infraestrutura de dados, pois uma infraestrutura bem mantida é o motor que impulsiona um produto de IA bem-sucedido.

Falta de habilidades de devs em ascensão

Embora as previsões sejam animadoras para os profissionais de software em busca de crescimento de carreira, também há um alerta sobre a falta urgente de talentos que possam atender à crescente demanda, com uma lacuna de habilidades tecnológicas emergindo como obstáculo.

Na União Europeia, o Índice de Economia Digital e Sociedade Europeia revelou que uma em cada três pessoas carece de habilidades digitais básicas. Segundo o Centro Europeu para o Desenvolvimento da Formação Profissional (Cedefop), a média de crescimento do emprego na Holanda para o período de 2022 a 2035 é estimada em 0,3%, enquanto para cargos de TIC (Tecnologias da Informação e Comunicação), essa figura é muito maior, chegando a 12,9%.

Entretanto, essa projeção pode ser prejudicada por uma combinação de fatores que contribuem para a falta de habilidades tecnológicas. A transformação digital rápida é um deles: à medida que as organizações são pressionadas a modernizar suas operações para permanecerem competitivas, isso leva a um aumento significativo na necessidade de talentos tecnológicos.

Leia também: GPTW: como as melhores para trabalhar em TI evitam a fuga de talentos

A isso se soma o fato de que cerca de 40% dos adultos que trabalham na Europa carecem de habilidades digitais básicas, além de um terço dos trabalhadores não possuírem competências digitais adequadas. Essa lacuna começa cedo, com menos jovens optando por cursos relacionados a STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática), o que gera um impacto direto na disponibilidade de talentos no mercado.

Apesar dessas advertências, um relatório recente indica que 35% das empresas holandesas vão expandir suas vagas permanentes em 2025, e 27% devem contratar para posições flexíveis. Quando se trata de salários, o relatório afirma que “os ajustes salariais em 2025 serão impulsionados principalmente pelo reconhecimento do desempenho excepcional dos funcionários e pela retenção de talentos”.

A perspectiva para quem tem as habilidades certas é amplamente positiva. O Escritório de Análise de Políticas Econômicas da Holanda prevê um aumento de 15% nas ofertas de emprego em tecnologia no próximo ano. Além disso, 30% dos engenheiros de software na Holanda possuem um diploma de master em uma área especializada relacionada à engenharia de software.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Author Photo
Redação

A redação contempla textos de caráter informativo produzidos pela equipe de jornalistas do IT Forum.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.