Notícias

Plataforma da Lupo unifica experiência do cliente e impulsiona comércio local

A Lupo levou a sério as principais demandas corporativas impulsionadas pela pandemia: transformação digital e melhor experiência do cliente. Com a premissa de “cliente no centro”, a empresa desenvolveu uma solução para integrar sua rede de distribuição ao e-commerce da marca, impulsionando a transformação das lojas parceiras e proporcionando uma excelente experiência na jornada de compras dos consumidores.

O projeto para o desenvolvimento da plataforma unificada “Fast”, liderado por Evandro Forte, Gerente de TI da Lupo, não só funcionou – como sugere o nome – em pouco tempo (4 meses) como fez com que Forte levasse o Prêmio Executivo de TI de 2022 na categoria “Foco no Cliente UX/CX – Faturamento até R$5 bilhões”.

“Esse reconhecimento é importante por valorizar algo que acredito muito, o trabalho em equipe”, diz Forte. Para o executivo premiado, o sucesso do projeto se deve à equipe multidisciplinar que trabalhou em tecnologias inovadoras e com o uso de metodologias ágeis.

Plataforma unificada

Para oferecer um atendimento ágil, disponibilizando uma rede de atendimento próximo ao cliente de forma simples, oferecendo entrega em um dia útil, mais inclusão digital de parceiros, e ainda informando aos lojistas os produtos mais procurados pelos consumidores, a equipe de Forte desenvolveu a plataforma unificada Fast.

Segundo Forte, ter um laboratório de desenvolvimento de soluções tecnológicas foi uma decisão estratégica para atender às demandas e desafios na evolução do varejo centrada no consumidor.

“Com o início da plataforma Fast, conseguimos atender toda a cadeia de distribuição (indústria, lojista e consumidor) de forma ágil e desburocratizada”, diz. “A nova plataforma, além de fortalecer o ecossistema de distribuição da marca, incentiva o comércio local, mantendo o dinheiro circulando dentro da própria cidade”. O fullfilment através das lojas locais ainda reduziu o transporte fracionado (B2C) de longas distâncias, gerando impacto positivo ao meio ambiente.

Leia também: CORA acelera jornada da Algar Telecom ao futuro

Todo o processo de desenvolvimento da Fast foi pautada na metodologia ágil, seguindo o princípio básico de prototipar, testar e validar, conta Forte. Entendendo os desafios do projeto, a equipe de desenvolvimento construiu um MVP da plataforma e pôs-se, junto aos franqueados, a testar a usabilidade e facilidade no manuseio da solução. Uma vez atingido o melhor modelo testado, a equipe focou nas implementações da arquitetura e infraestrutura da solução, para garantir, também, a boa experiência do cliente.

“O maior desafio foi ter uma interface simples, intuitiva e de fácil utilização e ao mesmo tempo com uma infraestrutura pautada no framework serverless e baseada em eventos, de modo que a solução final alcançasse alto desempenho, alta otimização de custos e um grande desacoplamento dos serviços”, diz Forte. “O resultado [com os consumidores] não poderia ser melhor”, comemora.

O executivo conta que a experiência se traduziu em fidelização e maior conexão com a marca e ainda gerou integração com outras lojas que “trouxe mais dinamismo nas vendas e aumento da receita”.

Recent Posts

Mães empreendedoras: 04 histórias de mulheres que equilibram negócios e maternidade

No mundo do empreendedorismo, onde cada passo é uma jornada de descobertas e superações, as…

14 horas ago

Nova IA promete revolucionar a biomedicina ao prever comportamento de moléculas

O Google DeepMind e a Isomorphic Labs revelaram o AlphaFold3 nesta quarta-feira (8), uma inovação…

2 dias ago

TikTok lança sistema de rotulagem automática para conteúdo gerado por IA

O TikTok anunciou nesta quinta-feira (9) que implementará um sistema de rotulagem automática para identificar…

2 dias ago

Convênio entre Unicamp e Inmetrics quer acelerar uso de IA generativa

A Inmetrics e o Parque Científico e Tecnológico da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), gerido…

2 dias ago

IA facilita reencontro de animais e tutores no RS após enchentes

As recentes enchentes no Rio Grande do Sul não afetaram apenas pessoas, mas também milhares…

2 dias ago

13 oportunidades de ingressar na área de tecnologia

Toda semana, o IT Forum reúne as oportunidades mais promissoras para quem está buscando expandir…

2 dias ago