Categories: Notícias

Pesquisa da Forrester mostra que CIOs ainda não são vistos como parceiros do negócio

Mesmo com a proximidade da tecnologia dos negócios e sua importância estratégica, os CIOs ainda não são vistos como parceiros por seus pares. A percepção das outras áreas sobre o departamento de TI foi alvo de uma pesquisa conduzida pela Forrester Research e publicada no Wall Street Journal nesta terça-feira (29). O estudo mostra que os CIOs ainda são vistos mais como “controladores de custos de tecnologia” do que agentes inovadores capazes promover oportunidades à companhia através da tecnologia.

Os executivos das áreas de venda são os mais críticos: cerca de 75% declararam não acreditar na capacidade do CIO de impulsionar as receitas da companhia, mostra o levantamento. A falta de confiança dos gestores das áreas de negócio na capacidade do departamento de TI de impulsionar projetos de suas respectivas áreas é evidente para 79% dos executivos da área de serviços para clientes, 78% dos desenvolvedores de produtos e 74% dos executivos de venda. Além disso, 69% dos gestores de P&D e 51% dos gestores de marketing não julgam a TI como um fator crítico de sucesso dentro dos projetos liderados por suas áreas.

Hierarquia

O estudo também lembra que os CIOs reportaram diretamente aos CFOs nos últimos 20 anos, uma realidade com a qual muitos ainda convivem, apesar do board da companhia considerar que hoje as tecnologias digitais direcionam os negócios. No entanto, a dificuldade dos CIOs de fazerem essa transição para tecnologias tão desejadas pelas áreas do negócio e que trazem um foco maior no consumidor é explícita, já que muitos ainda estão gerenciando os sistemas de TI ainda presos à figura do CFO.

Por isso os pares de negócio ainda veem os CIOs mais como gestores de data center ou sistemas de faturamento do que parceiros estratégicos. Como resultado, acabam recorrendo a parceiros externos para obter ajuda em seus projetos – onde temos o surgimento inevitável das “outras” TI’s dentro da organização, como frequentemente chamamos aqui.

Estratégia

Para reverter esse quadro, a consultoria enfatiza a importância dos CIOs montarem estratégias de tecnologias digitais que impactam diretamente no atendimento aos clientes, mas de maneira separada de suas agendas de TI. Essa necessidade fica clara quando a pesquisa coloca que os executivos de negócio entrevistados declararam “falta confiança” na capacidade dos CIOs em ajudá-los a alcançar os objetivos de negócios e atrair, bem como manter, novos clientes.

No entanto, há aspectos positivos reconhecidos pelos pares de negócios: os CIOs que implementam novas iniciativas tecnológicas capazes de impulsionar os negócios são reconhecidos, aponta a Forrester. Muitos dos executivos de negócios que participaram da pesquisa afirmam que os fornecedores acabam oferecendo as mesmas tecnologias para seus principais concorrentes.

É aí que o CIO pode fazer a diferença: o líder de TI que consegue atuar como um parceiro do negócio no sentido de gerar vantagem competitiva tecnológica na implementação de inciativas inovadoras capazes de suportar marcas, produtos e serviços, promovem essa diferenciação tão buscada no mercado – propiciada por meio de projetos de social media, tecnologias de big data, análise preditiva, enfim, tudo que permita obter novos insights e diferenciais competitivos. 

Recent Posts

Novos executivos da semana: Dahua, Rimini Street, Arcserve e mais

O IT Forum traz, semanalmente, os novos executivos e os principais anúncios de contratações, promoções e…

21 horas ago

Sustentabilidade x IA: emissões da Microsoft sobem 30%

A Microsoft está enfrentando críticas após um relatório revelar um aumento alarmante em suas emissões…

21 horas ago

Centroflora integra e monitora ambientes industriais e automatiza manutenções

O Grupo Centroflora é um fabricante de extratos botânicos, óleos essenciais e ativos isolados para…

22 horas ago

8 oportunidades de vagas e cursos em TI

Toda semana, o IT Forum reúne as oportunidades mais promissoras para quem está buscando expandir…

24 horas ago

Fraudes: 58% das empresas dizem estar mais preocupadas no último ano

Um estudo divulgado na segunda-feira (13) pela Serasa Experian mostra que a preocupação com fraudes…

1 dia ago

82% dos ataques via USB podem interromper operações industriais

A Honeywell divulgou essa semana a sexta edição de seu Relatório de Ameaças USB de…

1 dia ago