Pegasystems anuncia aquisição da startup brasileira EverFlow

Empresa de Campinas é especializada em analisar processos de negócio corporativos e será integrada à plataforma da empresa americana

Author Photo
10:15 am - 24 de maio de 2022
Don Schuerman, CTO da Pegasystems. Foto: Divulgação

A americana Pegasystems anunciou nessa terça-feira (24) a aquisição da brasileira EverFlow, startup especializada no chamado process mining, ou, em tradução livre, “mineração de processos de trabalho”. Trata-se de uma técnica automatizada que permite aos clientes da empresa analisar, descobrir e potencialmente corrigir ineficiências em processos corporativos.

Segundo a empresa adquirente – que não revelou o valor do negócio – a “mineração de processos”, combinada a recursos de automação de fluxo de trabalho e tomada de decisões baseados em IA, permitirá a empresa fornecer “uma solução de hiperautomação ainda mais completa”. Segundo a empresa, a ferramenta pode ajudar organizações a otimizar processos inconsistentes que diminuem a produtividade dos funcionários e prejudicam resultados.

A EverFlow, que atualmente tem sede formal nos EUA, mas surgiu no polo tecnológico de Campinas (SP), terá suas soluções incorporadas à plataforma da Pegasystems até o fim de 2022. A startup tem uma operação pequena, e é um spin-off da Icaro Tech, companhia também de Campinas que atualmente tem cerca de 230 colaboradores e atua com desenvolvimento de software e consultoria.

Leia ainda: Getrak anuncia fusão com iTER, de telemetria avançada

Já a Pegasystems foi fundada em 1983 em Cambridge, Massachusetts, e desenvolve principalmente software de gestão de relacionamento com clientes e de processos de negócios. Faturou cerca de US$ 1,2 bilhão em 2021 e tem presença no Brasil desde 2019.

“Os processos podem ser executados melhor, e é exatamente disso que o Gartner tem falado sobre hiperautomação. Esse tipo de convergência de recursos de API com recursos tradicionais de orquestração e automação”, ponderou Don Schuerman, CTO e VP de produtos da empresa, durante coletiva de imprensa virtual realizada na semana passada. “Algumas recomendações [podem ocorrer] em tempo real. Podemos realmente dar uma visão detalhada e sugerir coisas que podem resolver problemas e ir ainda mais fundo nos processos.”

Segundo o CTO, as soluções da companhia brasileira passarão a ser oferecidas como parte do portfólio da Pegasystems. Isso significa que a solução de mining não será mais vendida isoladamente, o que não significa que clientes atuais da startup brasileira serão abandonados.

“Já passamos por aquisições como essa antes e cuidamos bem para garantir que estamos dando suporte aos clientes existentes”, assegurou o VP. “Isso [a aquisição e incorporação] permitem que os clientes se conectem a um ecossistema muito mais profundo de automação.”

Facilidade

Segundo a Pegasystems, atualmente duas limitações freiam o potencial da tecnologia de mineração de processos: ferramentas muito difíceis de usar e operáveis somente por especialistas; e incapacidade de corrigir problemas de processo detectados, apenas identificá-los. A tecnologia da EverFlow corrige ambos os problemas, assegura a empresa.

A ferramenta promete ser simples de usar ao modelar automaticamente processos com base em logs de atividades e eventos reais. O software também supostamente analisa onde processos falham e sugere melhorias.

A solução unificada na plataforma da Pegasystems promete monitorar continuamente processos, identificar problemas e corrigi-los rapidamente. “Quando combinado com nossa plataforma inteligente de low-code, a Everflow ajudará a Pega a eliminar as ineficiências dos processos de negócios end to end, mesmo nas maiores e mais complexas empresas”, promete Mauricio Prado Silva, diretor geral da Pegasystems na América Latina.

Author Photo
Marcelo Gimenes Vieira

Editor do IT Forum. Jornalista com 12 anos de experiência nos setores de TI, telecomunicações e saúde, sempre com um viés de negócios e inovação.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.