OpenAI revê políticas após controvérsias internas

Sam Altman, CEO da OpenAI, se desculpa por acordos de não difamação e responde a críticas sobre uso de voz de Scarlett Johansson

Author Photo
3:42 pm - 27 de maio de 2024
Imagem: Shutterstock

Na última quarta-feira, executivos da OpenAI, incluindo o CEO Sam Altman, responderam a perguntas sobre um contrato de não difamação durante uma reunião com funcionários. A medida, que ligava o capital dos empregados que deixavam a empresa a um acordo para não difamar a OpenAI, foi alvo de críticas. Em resposta, a empresa pediu desculpas e anunciou a remoção dessa cláusula de seus contratos de saída, liberando a maioria dos ex-funcionários desses acordos.

Sam Altman usou uma postagem no X para expressar seu pesar pela política de não difamação, dizendo que foi uma das poucas vezes em que se sentiu “verdadeiramente envergonhado” durante seu tempo liderando a OpenAI.

Leia mais: A contribuição da Inteligência Artificial para ações de ESG no Brasil

Durante a mesma reunião, Mira Murati, diretora de Tecnologia, comentou sobre as alegações de Scarlett Johansson de que a OpenAI utilizou uma voz “estranhamente semelhante” à dela em seu assistente de voz com IA. Altman esclareceu que a voz foi criada a partir de um ator externo e não tinha a intenção de imitar a de Johansson. Ele também mencionou que já pediu desculpas à atriz pela falha na comunicação sobre o assunto.

Em meio a polêmicas, a empresa de IA ainda enfrenta mudanças significativas em sua equipe executiva, com a renúncia de Ilya Sutskever, cientista-chefe, e de Jan Leike, pesquisador. Leike expressou publicamente suas preocupações sobre o compromisso da empresa com o estudo dos riscos a longo prazo da IA, destacando que a equipe de segurança na qual trabalhavam foi desmantelada.

*Com informações da Bloomberg

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias! 

Author Photo
Redação

A redação contempla textos de caráter informativo produzidos pela equipe de jornalistas do IT Forum.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.