Número de novas empresas de TI mais que dobrou em dois anos

Segundo Cortex, Brasil conta com 215 mil empresas de tecnologia. Maioria tem menos de três anos de fundação

Author Photo
9:04 pm - 26 de abril de 2022
pessoas trabalhando startup Reprodução/Shutter Stock

O mercado de tecnologia anda aquecido para aqueles que buscam empreender no Brasil. Segundo levantamento realizado pela Cortex, TI é o segundo segmento que mais cresceu em 2021.

No ano passado, as empresas deste segmento tiveram aumento de 60% em relação a 2020. Em comparação com 2019, o número fica ainda maior, apresentando um aumento de 100,53%.

A maioria das empresas do segmento são novas entrantes, segundo a Cortex. Atualmente, o Brasil é residência para 215 mil empresas de tecnologia. Desse total, apenas 9% têm mais de 20 anos. Enquanto 46,5% têm menos de três anos. Somente em 2021 foram abertas 38,1 mil novas empresas da tech.

Leia mais: E-commerce registra faturamento 11% maior no primeiro trimestre

Em relação ao tamanho das empresas, 93,7% são microempresas. Os outros 6,3% restantes estão divididos em pequenas, grandes e, em último lugar, instituições de médio porte.

As atividades econômicas que mais tiveram crescimento dentro do setor de Tecnologia da Informação no período analisado foram Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação; Consultoria em tecnologia da informação; e Desenvolvimento de programas de computador sob encomenda. Dentre as principais cidades em que o maior número de CNPJs foram abertos estão São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba e Belo Horizonte.

“Esse crescimento pode ser explicado pelas transformações no modelo de trabalho que a pandemia trouxe para muitas empresas”, avalia Patricia Romancini, Diretora de Ofertas da Cortex. “Muitas ferramentas tecnológicas que facilitam a rotina dos colaboradores precisaram ser incorporadas para tornar viável uma nova realidade, assim como a adoção de tecnologias para que as empresas conseguissem se manter ativas e prestar os melhores serviços para seus clientes. Isso contribuiu para a ampliação do mercado para empresas que ofereçam serviços ligados à tecnologia”, conclui.

As informações foram obtidas a partir de dados da plataforma Cortex, que reúne e cruza informações de mais de 17 mil fontes locais e globais.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.