E-commerce registra faturamento 11% maior no primeiro trimestre

Participação do e-commerce no varejo atingiu maior valor histórico desde 2018, segundo índice MCC-ENET

Author Photo
9:24 pm - 25 de abril de 2022
e-commerce faturamento Imagem: Shutterstock

O e-commerce brasileiro continua sua tendência de crescimento. Segundo o índice MCC-ENET, desenvolvido pela Neotrust | Movimento Compre & Confie, em parceria com o Comitê de Métricas da Câmara Brasileira da Economia Digital (Camara-e.net), as vendas do setor tiveram alta de 12,59% no primeiro trimestre de 2022. O faturamento teve salto de 11,02% quando comparado ao mesmo período do ano passado.

“Outro indicador de destaque do estudo MCC-ENET foi a penetração das vendas online em relação ao total do varejo, que em fevereiro de 2022 atingiu 12,4% na média móvel dos últimos 12 meses, o maior valor do histórico medido desde janeiro de 2018″, afirma Gastão Mattos, responsável pela divisão de varejo online da Camara-e.net.

Leia mais: E-commerce brasileiro cresce mais de 20% em um ano

Já na comparação entre os meses de março e fevereiro, as vendas praticadas pela internet tiveram crescimento de 22,03%. Quando a avaliação foi entre março de 2022 com o mesmo período do ano passado, a alta é de 3,80%. No acumulado dos últimos 12 meses, a expansão é de 10,23%.

Ao observar os dados do ranking regional, considerando como base o primeiro trimestre deste ano, em relação ao mesmo período de 2021, a composição ficou da seguinte forma: Norte (27,02%); Nordeste (22,79%); Centro-Oeste (15,81%); Sul (14,36%); e Sudeste (9,03%). Na métrica de faturamento, quando a comparação é entre os meses de março e fevereiro, a alta é de 24,62%. No acumulado dos últimos 12 meses, o crescimento é de 17,17%.

O faturamento regional foi liderado pelo Nordeste (16,75%); seguido do Sul (15,18%); Norte (12,27%); Centro-Oeste (12,01%); e Sudeste (8,20%).

Em fevereiro de 2022, o e-commerce representou 11,6% do comércio varejista restrito (exceto veículos, peças e materiais de construção). No acumulado dos últimos 12 meses, nota-se que a participação do e-commerce no comércio varejista corresponde a 12,4%. Vale destacar que esse indicador foi feito a partir da última Pesquisa Mensal do Comércio do IBGE, divulgada no dia 13 de abril.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.