E-commerce brasileiro cresce mais de 20% em um ano

Volume de vendas e receita teve alta de dois dígitos. Participação do e-commerce no varejo supera 12%, mostra índice da Neotrust

Author Photo
12:41 pm - 23 de fevereiro de 2022
Imagem: Shutterstock

As vendas no e-commerce brasileiro tiverem significativo crescimento no último ano, acompanhando uma tendência identificada no início da pandemia. Segundo o índice MCC-ENET, desenvolvido pela Neotrust, em parceria com a camara-e.net, as vendas on-line saltaram 20,56% no mês de janeiro de 2022, em relação ao mesmo período do ano passado. O faturamento do setor também teve alta: 18,99%.

Leia também: Varejo é líder na adoção de tecnologias digitais no Brasil

“No primeiro mês de 2022, observamos a mesma tendência de crescimento sustentável das vendas online no Brasil, já observada nos últimos anos”, afirma Gastão Mattos, responsável pela Divisão de Varejo Online da camara-e.net. “O faturamento do segmento nos últimos 12 meses, comparado ao período anterior, alcançou mais de 25% de crescimento. São sinais fortes da força do canal online nos hábitos de consumo do brasileiro”, complementa.

Varejo online em alta

Em dezembro de 2021, o e-commerce representou 9,3% do comércio varejista restrito (exceto veículos, peças e materiais de construção). A participação do e-commerce no comércio varejista correspondeu a 12,2% no acumulado dos últimos 12 meses.

Entre os produtos mais comprados on-line pelos brasileiros estão equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação (43,1%); móveis e eletrodomésticos (28,2%); e tecidos, vestuário e calçados (10,3%).

Outra métrica avaliada pelo MCC-ENET revela que, no trimestre de outubro a dezembro de 2021, 18,5% dos internautas brasileiros realizaram ao menos uma compra online.

A expectativa, segundo Mattos, é que o setor de e-commerce continue a crescer dois dígitos no volume de vendas para este ano em relação ao ano de 2021.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.