Varejo é líder na adoção de tecnologias digitais no Brasil

Setores de serviços, financeiro, construção e educação também estão entre os que mais investem, mostra estudo da Cortex

Author Photo
2:28 pm - 12 de fevereiro de 2022

O setor de varejo lidera no Brasil a adoção de tecnologias digitais, indicou estudo da Cortex, empresa de inteligência de dados para marketing e vendas. A pesquisa analisou cerca de 233 mil empresas brasileiras que mais investem em tecnologia, entre matrizes e filiais.

Desse universo, 79,1 mil empresas foram identificadas com alto nível de tecnologia, 105 mil com médio e 49,3 mil com baixo nível de tecnologia. Ao todo, foram monitoradas 9.585 tecnologias. Entre as categorias analisadas, estão Cloud Providers, Business Email Hosting, CRM, Marketing Automation, AI Services, Blog, E-commerce e Security.

Leia também: Gupy compra concorrente Kenoby após aporte de R$ 500 mi

Entre as empresas que atuam dentro do varejo, que lidera o ranking de investimentos, o comércio de vestuário, acessórios, produtos alimentícios e produtos farmacêuticos são os que mais se destacam na análise. Dominam também a vanguarda do uso de tecnologias os setores financeiro, de serviços, construção e educação. Já os setores de Entretenimento, Governo e Hotelaria são os que menos investem em tecnologias.

Nas empresas avaliadas com alto índice tecnológico em relação ao porte, as grandes empresas lideram o ranking com 44,5%, em segundo lugar temos as microempresas com 28,4%, seguidas das pequenas, com 21,8% e por último, as médias com 5,3%.

Quando analisada a adoção tecnológica em relação ao faturamento, as empresas com valor superior a 500 milhões de reais lideram. Em contrapartida, as empresas com menor faturamento estão em segundo lugar, ficando em terceiro as empresas que conquistam entre 1 e 4 milhões de reais.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.