Novos executivos da semana: PicPay, LG, ServiceNow e mais
Compilado do IT Forum lista empresas que anunciaram novos executivos e líderes nesta semana
O IT Forum apresenta, semanalmente, os novos executivos e os principais anúncios de contratações, promoções e mudanças de liderança no setor de tecnologia e em áreas de TI no mercado brasileiro. Confira abaixo:
Kore.ai
A Kore.ai, plataforma de IA generativa e conversacional empresarial, anunciou Celso Ferraz do Amaral como novo diretor de Vendas & Parcerias no Brasil e no sul da América Latina. O executivo chega com o objetivo de definir e implementar estratégias de vendas, estar mais próximo dos clientes e estabelecer relacionamentos com parceiros estratégicos para a empresa.
Amaral vem da Onfly, startup de viagens corporativas, e já passou por empresas como IBM, Avaya, SAP e Zendesk.
“Fico muito feliz em fazer parte da equipe da Kore.ai por ser uma empresa sólida no mercado. Ela já existe há uma década, além de ser reconhecida pelos institutos de pesquisa como líder nos quadrantes de destaque, com sua experiência comprovada por centenas de clientes ao redor do mundo”, afirmou Amaral.
Celso Amaral é engenheiro formado pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), possui pós-graduação em administração de empresas pela EAESP-FGV e especializações pelo Stan Slap Institute, Babson College, Center for Creative Leadership (CCL) e The Wharton School.
Hexa IT
A Hexa IT, provedora de soluções de TI, anunciou a contratação de Andréa Rangel como sua nova head de Negócios em Saúde.
Com mais de 20 anos de experiência na área da saúde, a executiva atuou como Senior Market Advisor em comércio exterior e relações internacionais para os governos britânico, suíço e irlandês. Também colaborou na Associação Brasileira CIO Saúde (ABCIS).
“Tenho grandes expectativas de contribuir para o reposicionamento e fortalecimento da Hexa IT no setor da saúde, consolidando-a como um grande provedor de soluções de tecnologia, reconhecido por valores como ética, inovação, comprometimento com a qualidade dos serviços prestados e agilidade na entrega de projetos e produtos. Quero colaborar para o crescimento da empresa e solidificar sua atuação no mercado de saúde”, afirmou Andréa.
Andréa é bacharel em Letras, com habilitação para tradutor e intérprete, e possui especialização em Comércio Internacional pelo Institute of Export. Também é pós-graduada em Automação na Saúde e na Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP).
PicPay
O PicPay anunciou a chegada de Renata Greco como vice-presidente executiva de Serviços Financeiros para Pessoa Jurídica. Com mais de 30 anos de experiência no setor de pagamentos, Greco liderará as áreas de adquirência e conta PJ da companhia.
A executiva foi vice-presidente da Cielo até 2021, onde liderou áreas como desenvolvimento de produtos, novos negócios, varejo e e-commerce, ao longo de quase dez anos na companhia. Também atuou como diretora de desenvolvimento de negócios da Visa por oito anos e teve passagens por instituições como Lloyds Bank, ABN AMRO e Credicard.
“A ampla experiência e o conhecimento profundo da indústria que Renata traz serão fundamentais para tornar nossa relevância no dia a dia dos empreendedores tão grande quanto a que conquistamos com os clientes pessoa física”, avaliou Eduardo Chedid, CEO do PicPay.
LG Electronics
A LG Electronics do Brasil anunciou Anna Karina Silva Pinto como sua nova diretora de Marketing. Com uma carreira de mais de 25 anos em Marketing e Trade, a executiva já havia passado pela LG entre 2008 e 2012, como gerente de Marketing.
“Retorno com o objetivo de liderar o desenvolvimento de estratégias de marketing, focando na omnicanalidade do nosso cliente e criando conexões duradouras, verdadeiras e com propósito, gerando um vínculo emocional com a nossa marca. Acredito que a inovação constante e a proximidade com o consumidor brasileiro são extremamente relevantes para consolidar ainda mais a relevância da LG no mercado de forma sustentável”, afirmou Anna Karina.
RD Station
A RD Station anunciou a chegada de Vicente Rezende como seu novo chief marketing officer (CMO). Rezende já ocupou posições de liderança na Creditas, L’Oréal, Cnova (Casas Bahia, Extra e Pontofrio.com) e B2W.
Reconhecido por sua capacidade de liderar negócios digitais e desenvolver estratégias de crescimento exponencial, o executivo chega com a missão de consolidar a jornada multiproduto da RD Station e expandir sua atuação no segmento de e-commerce.
“Estou entusiasmado em me juntar à RD Station, uma empresa que se tornou referência em soluções tecnológicas e que gera impacto direto ao combinar inovação, educação de mercado e resultados práticos. Quero contribuir para o fortalecimento da estratégia multiproduto, destacando como nossas soluções podem ser aplicadas às mais diversas necessidades e desafios de nossos clientes, que buscam crescer de forma sustentável e competitiva. Além disso, há um grande potencial para expandir nossa presença no e-commerce, consolidando o papel da RD Station nesse mercado em plena evolução”, afirmou Rezende.
Porto Digital
O distrito de inovação Porto Digital anunciou Gabriela Alencar como sua nova diretora de Marketing. Gabriela possui mais de 10 anos de experiência em gestão de negócios, com atuação em multinacionais, startups e organizações de impacto social.
Até então, ocupava o cargo de superintendente de Projetos Especiais no próprio Porto Digital, sendo responsável por liderar iniciativas como o REC’n’Play.
Gabriela é graduada em Arquitetura e Urbanismo pela UFPE, com intercâmbio acadêmico na Universidad de Valladolid, na Espanha. Também possui MBA em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria pela Fundação Getúlio Vargas.
Buttini Moraes
O Buttini Moraes, escritório especializado em direito tributário, anunciou Paulo Silvestre de Oliveira Junior como diretor de Inovação e Desenvolvimento Estratégico. Silvestre tem mais de 14 anos de experiência em projetos tecnológicos no setor jurídico.
Na companhia, sua missão será liderar a aplicação estratégica de IA para otimizar processos internos e melhorar o aproveitamento de recursos humanos, tecnológicos e financeiros.
“É uma honra integrar o Buttini Moraes e contribuir com uma equipe altamente qualificada para transformar inovação em resultados estratégicos. Nosso foco será desenvolver soluções tecnológicas avançadas e personalizadas que alinhem tecnologia e expertise jurídica, consolidando nosso posicionamento”, afirmou o novo diretor.
Silvestre é formado em Gestão Estratégica pelo Instituto Brasileiro de Tecnologia Avançada (IBTA) e possui especializações em Inovação Empresarial, além de MBA em Segurança da Informação pela Faculdade de Informática e Administração Paulista (FIAP). Também é especialista em Inovação Corporativa e Estratégia Digital pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT).
MicroStrategy
A MicroStrategy anunciou a promoção de Sandro Henrique Balbuena para liderar a gestão da área de novos negócios da companhia no Brasil.
Com mais de 30 anos de atuação na área comercial, o executivo foi, durante dois anos, responsável pelos negócios da MicroStrategy com clientes do Governo Federal. Antes de ingressar na MicroStrategy, Balbuena passou por grandes empresas como SITA, IBM, Oracle e EMC Corporation.
Segundo Luis Lombardi, vice-presidente e country manager da MicroStrategy na América Latina, a empresa redefiniu o uso do BI ao integrar a tecnologia de análise de dados com a IA generativa, posicionando-se para uma nova fase de expansão.
“Em 2025, queremos expandir nosso market share no Brasil. A nomeação do Sandro para liderar nosso time de vendas será essencial para atingirmos esse objetivo”, afirmou Lombardi.
Deuna
A Deuna, empresa de soluções de pagamento digital, anunciou Arthur Corrêa Lima como seu novo country manager para o Brasil. Com mais de 15 anos de experiência nos setores de tecnologia e pagamentos, Arthur tem passagens por empresas como ADP, Mercado Pago, Addi e Frubana.
“O Brasil é a pedra angular da estratégia da Deuna na América Latina”, disse Corrêa. “Estou animado para liderar essa missão, trazendo minha experiência para ajudar as empresas a desbloquear novas oportunidades de crescimento por meio das soluções de ponta da Deuna.”
ServiceNow
A ServiceNow, plataforma para transformação de negócios, anunciou a nomeação de Federico Grosso como vice-presidente do grupo para a América Latina. Grosso traz mais de 20 anos de experiência em tecnologia empresarial e liderança regional, tendo atuado anteriormente como presidente da Adobe para a América Latina.
“Estamos entusiasmados por ter Federico liderando e ampliando nossa equipe em uma das regiões de crescimento mais rápido da ServiceNow”, disse Tom Hannigan, presidente das Américas da ServiceNow.
“Federico tem um histórico comprovado de conduzir empresas inovadoras e líderes de mercado para alcançar resultados excepcionais. Ele traz uma profunda experiência, um espírito colaborativo e orientado para resultados, além de uma paixão inabalável por tornar os clientes bem-sucedidos e ultrapassar os limites do que é possível”, concluiu.
Zendesk
A Zendesk anunciou a nomeação de Shashi Upadhyay como o novo presidente de Produtos, Engenharia e IA. Upadhyay chega à Zendesk vindo do Google, onde liderou o portfólio de produtos para anunciantes e impulsionou inovações em ferramentas como Google Ads, Google Analytics, DV3, SA3 e Performance Max. Antes do Google, fundou a Lattice Engines.
“Shashi é um construtor comprovado e um líder visionário. Sua energia ousada e foco inabalável nas necessidades dos clientes são exatamente o que precisamos enquanto continuamos nossa transformação para liderar o setor em IA para serviços”, afirmou Tom Eggemeier, CEO da Zendesk.
Em sua nova função, Upadhyay será responsável por Gestão de Produtos, Engenharia, IA, Design, Gestão de Programas, Confiança e Segurança.
Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!