Novo Nordisk: Novo supercomputador impulsiona descobertas médicas com IA

O investimento da Novo Nordisk Foundation visa avançar na pesquisa de medicamentos e tratamentos com tecnologia de ponta

Author Photo
2:00 pm - 28 de março de 2024
medicina, ia, novo nordisk

A Novo Nordisk Foundation anunciou um investimento significativo na construção de um supercomputador de última geração, em parceria com a empresa francesa Eviden, alimentado pela tecnologia de inteligência artificial (IA) da Nvidia. O objetivo principal é acelerar descobertas científicas na área médica, utilizando IA para processar grandes volumes de dados.

Antes do final do ano, o supercomputador, nomeado de Gefion, será lançado para projetos-piloto, estando disponível para pesquisadores dos setores público e privado da Dinamarca.

Leia mais: Telemedicina, cursos e prontuário digital: médicos no Brasil buscam transformação digital

Com a colaboração, que também conta com duas empresas dos EUA e da Europa, e o suporte da tecnologia de ponta da Nvidia, espera-se que o projeto-piloto encontre soluções para doenças complexas de forma mais rápida e eficiente.

O investimento reflete o reconhecimento do potencial da IA na descoberta de novos medicamentos e tratamentos, seguindo o exemplo de sucessos anteriores, como o da Microsoft em parceria com o Laboratório Nacional do Noroeste do Pacífico, do Departamento de Energia dos EUA.

Eles utilizaram um sistema avançado da Microsoft, que integra modelos de IA e computação de alto desempenho, para enxugar uma lista de 32 milhões de materiais inorgânicos potenciais para apenas 18 candidatos promissores em menos de quatro dias.

*Com informações da CNN

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Author Photo
Redação

A redação contempla textos de caráter informativo produzidos pela equipe de jornalistas do IT Forum.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.