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Natura&Co anuncia plano de sustentabilidade para os próximos 10 anos

A Natura &Co, grupo de beleza que engloba as marcas Avon, Natura, The Body Shop e Aesop, anunciou hoje um planejamento de compromissos com sustentabilidade. O manifesto, denominado “Compromisso com a Vida”, visa ações para combate à crise climática, proteção da Amazônia, defesa dos direitos humanos e garantia de igualdade e inclusão em toda a sua rede, além de objetivos ambiciosos em economia circular até 2030.

O Grupo divulgou três pilares em seu compromisso. São eles: enfrentar as mudanças climáticas e proteger a Amazônia, defesa dos direitos humanos e economia circular e regeneração. Para cada um dos pilares, alguns compromissos foram firmados, entre eles:

Mudanças climáticas e Amazônia

Nos próximos dez anos, a Natura&Co pretende zerar emissões líquidas de carbono para suas quatro marcas. O grupo também prevê aplicar o Protocolo de Nagoya e pagamentos de ABS (acesso e compartilhamento de benefícios, em inglês) para evitar a perda de biodiversidade. Esta iniciativa se dará em parceria com a Aliança Baseada na Ciência (Science Base Targets) para estabelecer uma nova modelagem para a preservação da natureza.

Além disso, o manifesto também visa a intensificação das ações das marcas, especialmente Natura, na região amazônica. Atualmente, a Natura preserva 1,8 milhão de hectares de terra, uma área equivalente a metade da Holanda. O grupo terá como objetivo contribuir para a preservação de 3 milhões de hectares até 2030, além de esforços coletivos para garantir o desmatamento zero da Amazônia até 2025.

Direitos humanos

O grupo está comprometido em aumentar a diversidade de seus quadros de líderes em 30% na próxima década, levando em consideração a diversidade racial ou étnica, a diversidade sexual e a identidade de gênero, além de desfavorecidos social e economicamente e pessoas com deficiência. Até 2023, o objetivo é que 50% das posições de liderança das marcas sejam ocupadas por mulheres. A Natura &Co também garantirá paridade de gênero e remuneração igual até 2023 entre toda sua força de trabalho.

O documento prevê um aumento de 20% nos investimentos nas principais causas onde a marca atua, como desenvolvimento sustentável, conscientização sobre câncer de mama, combate à violência doméstica e educação. O montante investido, até 2030, deve chegar a US$600 milhões.

Economia circular

O grupo quer garantir que até 2030, 100% dos materiais utilizados nas embalagens dos produtos sejam reutilizáveis, recicláveis ou compostáveis. Há também o compromisso de utilizar plástico reciclado para 50% e compensar a quantidade equivalente de embalagem onde a infraestrutura de reciclagem não existe para atingir 100% do descarte responsável de plásticos.

Além disso, para garantir a circularidade da fórmula, garantir o uso de 95% de ingredientes renováveis e 95% de fórmulas biodegradáveis até 2030 em todas as suas quatro marcas.

Entendemos o momento crítico em que vivemos e o papel que as empresas precisam desempenhar para se engajarem e se comprometerem com uma sociedade melhor, mais sustentável e mais inclusiva. Ainda precisamos fazer muito mais para ser a geração que restaura nosso planeta e protege seu povo”, afirma Roberto Marques, Presidente Executivo do Conselho e CEO do Grupo Natura &Co.

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