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Multilaser migra sistema de gestão e alcança faturamento recorde acima de R$ 1 bilhão

A Multilaser, empresa do segmento de eletrônicos e suprimentos de informática, surgiu como empresa de recarga de cartuchos para impressora em 1989. No começo da década de 2000, a companhia ampliou seu leque de atividades, passando a fabricar parte dos itens que produz até hoje e foi expandindo seu portfólio com as demandas que identificava no mercado.

Atualmente, a empresa possui mais de 2,5 mil produtos disponíveis no mercado e uma fábrica localizada em Extrema (MG), que produz exclusivamente chips de memória para dispositivos móveis. Nos últimos quatro anos, a companhia cresceu sobremaneira, saindo de um faturamento de R$ 350 milhões para R$ 1,2 bilhão.

A expansão aconteceu, segundo a empresa, graças à implementação de um novo sistema de gestão empresarial, provido pela Totvs. “Precisávamos de uma ferramenta que pudesse ser adaptável e passível de customizações para acompanhar o nosso ritmo”, explica Mauro Bentes, CIO da Multilaser.

Além do software de gestão da retaguarda, a Multilaser conta com os módulos de PCP (produção) e WMS (logística) da Totvs. Houve desenvolvimento em cima da solução de logística para que ela fosse moldada ao negócio da fabricante. Um exemplo é o processo de separação de itens para pedido, que antes era feito manualmente, o que gerava risco de erro e consumia muito tempo. Hoje, o separador recebe as informações de uma solicitação no coletor de código de barras e o sistema segue automatizado até a entrega à expedição.

De acordo com Bentes, a automatização do processo conferiu mais agilidade à operação, eliminando a perda de tempo. “Automatizar o processo deu mais agilidade à operação, eliminou a perda de tempo e nos permitiu medir eficiência”, destaca. Outro ponto de melhoria citado pelo executivo após a automação foi o indicador de acuracidade de estoque, que é medido por auditoria em tempo real, e hoje é muito próximo de 100%.

“O módulo de logística foi um divisor de águas para a Multilaser porque nos permitiu crescer sem aumentar a mão de obra, o que teve impacto positivo na nossa performance”, conta Bentes. Entre as funcionalidades que também atendem a fabricante está a inteligência de custo logístico, que pode reduzir entre 5% e 15% dos gastos com frete.

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