Mulheres já são maioria no e-commerce de PMEs no Brasil

Segundo levantamento da Nuvemshop, maioria das empreendedoras já se dedica exclusivamente ao negócio digital

Author Photo
5:10 pm - 02 de fevereiro de 2023

Cerca de seis em cada dez pequenas e médias empresas (PMEs) que atuam online no Brasil são administradas por mulheres, segundo pesquisa da Nuvemshop realizada com sua base de lojistas.

De acordo com o levantamento “Elas no e-commerce”, o e-commerce, enquanto atividade econômica, reserva alguns benefícios para elas. Pouco mais da metade (53%) se sentiu mais desafiada e satisfeita com sua carreira ao empreender online e 67% das mulheres entrevistadas já se dedicam exclusivamente ao seu negócio digital.

Fora isso, ao vender online, 33% afirmam que conseguiram obter aumento na renda mensal, enquanto 31% têm mais tempo para se dedicar a atividades pessoais. Esse recorte contribui com o dado levantado de que 20% das mulheres agora afirmam que conseguem cuidar melhor da sua saúde mental e física.

“A pesquisa Elas no E-commerce foi desenvolvida com o objetivo de entendermos o perfil do empreendedorismo feminino no comércio online. Já tínhamos o conhecimento da relevância das mulheres no setor, mas queríamos ir mais a fundo, compreendendo suas motivações e desafios. A Nuvemshop tem como missão diminuir as barreiras do empreendedorismo e com esses dados seremos capazes de criar cada vez melhores soluções para as empreendedoras, afinal elas são maioria no e-commerce”, comenta Mylena Gama, gerente sênior de Comunicação e Marca da Nuvemshop.

Em relação aos segmentos entre o e-commerce liderado por mulheres, o mais popular é o Vestuário, com 40%, seguido pelo segmento de Acessórios (10%) e Artesanato (10%).

O estudo também buscou entender os principais desafios das empreendedoras — 40% das entrevistadas apontaram que a falta de capital de giro para investir em seu negócio é um dos principais desafios enfrentados ao empreender. Para o próximo ano, 63% planejam aprender mais sobre estratégias de e-commerce e 40% querem ampliar seus canais de divulgação, principalmente em redes sociais.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.