Morre José Luiz de Cerqueira Cesar, ex-CIO do Unibanco e do BB

Conhecido como Mixirica, executivo liderou área de TI de grandes instituições financeiras e ajudou a fundar o Banco24Horas

Author Photo
9:56 pm - 09 de junho de 2023
jose luiz de cerqueira cesar

Faleceu na quarta-feira (7) em São Paulo o engenheiro e líder da área de tecnologia José Luiz de Cerqueira Cesar. O executivo tinha 65 anos e morreu após 17 dias internado no Hospital Universitário da USP após complicações de um tratamento médico – a causa exata do falecimento não foi informada pela família.

Cerqueira Cesar era formado em Engenharia Eletrônica na Escola Politécnica (Poli) da Universidade de São Paulo (USP), e teve atuação marcante no mercado financeiro. Foi vice-presidente de tecnologia e logística do Banco do Brasil, além de CIO do Unibanco e vice-presidente de tecnologia da BM&F. Em sua passagem pelo BB, lembram os amigos, bateu de frente com a indústria ao adotar software livre e computadores pessoais (PCs) de pequenos montadores nacionais.

Cerqueira Cesar era conhecido como “Mixirica”, apelido ganho no período em que participou de movimentos estudantis dos anos 1970, quando era aluno da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP). Participou de algumas edições do IT Forum quando ocorriam na Ilha de Comandatuba, na Bahia.

Também trabalhou na Itautec, empresa de tecnologia do Itaú, e se envolveu no desenvolvimento do Banco24Horas, hoje uma empresa de soluções financeiras com mais de 150 instituições parceiras e 24 mil caixas eletrônicos conectados.

Foi conselheiro da Visanet/Cielo, do Grupo Telemar, do Banco Popular e da Fundação Banco do Brasil. O passado de militância estudantil o inspirou a ser um dos fundadores do Engenharia pela Democracia (EngD), onde era coordenador de relacionamento institucional.

O engenheiro deixa dois filhos e foi sepultado na quinta-feira (7) em São Paulo, capital.

* com informações do portal Giro Marília e da EngD

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.