Projeto de transformação quer aprimorar mobilidade urbana de São Paulo
Liderado pela Autopass, projeto executado pela V8 Tech integra ônibus, trem e metrô e mira personalização de experiência para usuários
A plataforma TOP, implementada em São Paulo para oferecer bilhete de transporte público digital baseada em QR Code e aplicativo dedicado substituindo bilhetes de papel unitários com tarja magnética, ainda é novidade em São Paulo. Atualmente a tecnologia integra mais de 5 mil ônibus de linhas metropolitanas e 180 estações de trem e metrô.
A metrópole tem um enorme desafio de mobilidade urbana. São 22 milhões de habitantes na região metropolitana, parte deles fazendo diariamente cerca de 15 milhões de viagens em trem, metrô e ônibus. O projeto do TOP, iniciado em dezembro de 2020, quer tornar a mobilidade mais eficiente, e foi implementado pela Autopass com o suporte da V8 Tech.
Os números dão dimensão da complexidade do projeto, já que a plataforma foi desenvolvida para integrar toda a jornada de mobilidade das pessoas. Marcos Braga Stahl, diretor de tecnologia da Autopass, lembra que a plataforma precisava dar conta do tamanho da operação, além de cobrir a integração de novas tecnologias e, ao mesmo tempo, oferecer agilidade no dia a dia dos passageiros.
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“Só o processo de digitalização do pagamento para substituir o bilhete magnético em papel exigiu um arcabouço de tecnologias para viabilizar isso. Outro desafio era gerir o controle e acesso às contas digitais para evitar fraudes, depois que o serviço foi criado”, recorda o CIO.
Para cobrir esse cenário complexo, a Autopass recorreu a APIs para agilizar a criação de uma plataforma robusta e que, ao mesmo tempo, permitisse gerar maior capacidade para inovar , apoiando a operação multicanal da plataforma, que inclui mais de 8 mil pontos comerciais parceiros. Depois de analisar soluções de gestão de APIs disponíveis no mercado, a Autopass optou pela Apigee, do Google, e escolheu a V8 Tech para implementá-la.
“Buscávamos uma solução que realmente suportasse o alto volume de acesso e transações. Hoje, posso afirmar que acertamos ao ter optado pela Apigee”, comenta Stahl.
Implementação veloz
A implementação da plataforma, segundo Stahl, aconteceu em tempo recorde: quatro semanas. Mais de 30 profissionais da Autopass, V8 Tech e Google, trabalharam no projeto. Com a Apigee, Stahl explica que foi possível criar novas APIs para desbloquear dados de outros aplicativos e ter visibilidade de outras já existentes para desenvolver a partir delas.
A plataforma do Google também trouxe outros atalhos. Com ela, agora é possível conectar as diversas aplicações e dados da plataforma TOP na nuvem, permitindo à Autopass analisar, processar e proteger os dados da operação. Hoje, a empresa também consegue monitorar suas APIs para garantir que elas estejam funcionando corretamente e ter acesso, quase em tempo real, sobre o tráfego e desempenho de cada uma delas. Com isso, é possível avaliar, por exemplo, quais são as mais utilizadas e como são utilizadas.
Para o usuário final que utiliza o transporte público, o projeto de transformação digital reduz algumas fricções que podem ser resolvidas a partir de casa. A plataforma TOP permite que os passageiros simplifiquem a emissão de bilhetes QR code, o uso de cartão de transporte em trens e ônibus, até a compra de bilhetes, inclusive por meio do WhatsApp.
Atualmente, passam pela plataforma TOP cerca de 1 bilhão de transações ao ano. Dados esses que também poderão ser melhor explorados no futuro. A Autopass pretende explorar mais as informações qualitativas que a plataforma TOP oferece para conhecer melhor os usuários do transporte público, ou seja, saber onde determinado usuário mora, quanto tempo ele fica dentro de um veículo de transporte público, se a área onde ele mora está sendo mal atendida, identificar as rotas e trajetos mais utilizadas, entre outros dados.
Com esse tipo de iniciativa, segundo a Autopass, será possível, por meio do app, dar informações mais precisas para as pessoas, antes de saírem de casa, do trabalho ou qualquer outro lugar.
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