Notícias

Microsoft fornece patch de emergência para bug de segurança do PrintNightmare

A Microsoft lançou um patch de emergência do Windows para a falha de segurança publicada acidentalmente na semana passada, apelidada de PrintNightmare. A falha crítica no serviço Windows Print Spooler, já sob ataque, permite que invasores executem códigos remotamente com privilégios de nível de sistemas dos PCs afetados.

O bug está sendo rastreado como CVE-2021-1675 e CVE-2021-34527. Uma vulnerabilidade crítica no spooler de impressão do Windows com código de exploração de domínio público, antes que a Microsoft tivesse a chance de lançar um patch para ele, segundo publicação do site ZDNet.

Pesquisadores da Sangfor, empresa chinesa de segurança, publicaram erroneamente a Prova de Conceito (PoC) do PrintNightmare, sem antes entrar em contato com a Microsoft. A gigante de tecnologia foi alertada em 29 de junho, e embora os pesquisadores tenham apagado rapidamente a postagem, o código de teste já havia vazado no GitHub.

A Microsoft disse que a vulnerabilidade chegou a ser explorada por hackers mal intencionados.

De acordo com a empresa, a vulnerabilidade de execução remota de código surge quando o serviço Windows Print Spooler executa indevidamente operações de arquivo com privilégios. “Um invasor que explorar com êxito esta vulnerabilidade pode executar código arbitrário com privilégios SYSTEM. Um invasor pode então instalar programas; visualizar, alterar ou excluir dados; ou criar novas contas com direitos totais de usuário”, alertou a empresa.

A Microsoft concluiu sua investigação e lançou atualizações para resolver o bug de segurança, recomendando que os administradores instalem essas atualizações imediatamente.

“As atualizações de segurança lançadas em e após 6 de julho de 2021 contém proteções para uma exploração de execução remota de código no serviço Windows Print Spooler conhecido como ‘PrintNightmare’, documentado em CVE-2021-34527, bem como para CVE-2021-1675”, disse a Microsoft .

O bug levou a Microsoft a lançar patches para o Windows 7, versão que atingiu o fim do suporte mainstream em 14 de janeiro de 2020. O Windows 7 é responsável por uma parcela menor de todos os PCs com Windows hoje, mas os números permaneceram significativamente grandes o suficiente para que o Google mantivesse o suporte do Chrome para o Windows 7 até julho de 2021, destaca a publicação do site.

Outras versões do Windows receberão patches posteriormente.

“As atualizações ainda não estão disponíveis para o Windows 10 versão 1607, Windows Server 2016 ou Windows Server 2012. As atualizações de segurança para essas versões do Windows serão lançadas em breve”, disse a Microsoft.

A empresa também publicou consultas que as equipes de segurança que usam o Microsoft 365 Defender podem usar para localizar exploits para a vulnerabilidade do spooler de impressão.

(Com informações de ZDNet)

Recent Posts

Ashwin Ballal assume como CIO da Freshworks

Com mais de três décadas de experiência em liderança em tecnologia e estratégia de negócios,…

8 horas ago

Com expectativa de crescer 86% em 2024, Engemon IT amplia suas operações

A Engemon IT inaugurou recentemente um novo escritório operacional em Alphaville, SP. A escolha da…

8 horas ago

Mais de 70% dos profissionais de TI já usam IA: de vilã com potencial de substituir colaboradores a uma eficiente assistente

A Inteligência Artificial (IA) tem se consolidado como uma poderosa aliada no ambiente de trabalho.…

9 horas ago

Microsoft apresenta nova categoria de PCs com Windows focados em IA

A Microsoft lançou uma nova categoria de PCs com Windows projetados para Inteligência Artificial (IA),…

10 horas ago

Aquisição da VMware pela Broadcom traz mar de oportunidades não só para Nutanix

A aquisição da VMware pela Broadcom tem gerado diversas discussões e análises sobre seus impactos…

11 horas ago

Empresas brasileiras listam benefícios de contar com estruturas hiperconvergentes

Durante o Next 24, realizado pela Nutanix, em Barcelona*, na Espanha, o IT Forum ouviu…

12 horas ago